estranho inquérito de padre a jovens

Pároco assume responsabilidade e corrige erro
A diocese de Angra foi surpreendida” com a divulgação de um questionário distribuído na Páscoa, a jovens crismados da paróquia de Rabo de Peixe, ilha de São Miguel, feito pelo pároco, Pe. Francisco Zanon, a pretexto de um alegado exame de consciência proposto aos jovens e “lamenta a linguagem utilizada”.
Num comunicado emitido esta tarde, a Diocese “informa que o teor do referido questionário é da autoria e da responsabilidade do sacerdote, como o próprio já assumiu diante do Administrador Diocesano, apenas vinculando o seu autor”.
A diocese insular “lamenta a linguagem inadequada utilizada, na qual não se revê e que não corresponde nem ao pensamento nem à forma como decorre a vivência pastoral da Igreja”.
De acordo com o comunicado, o autor “já reconheceu diante da autoridade eclesiástica o seu erro anunciando que irá alterar a sua forma de atuar em situações futuras diante da comunidade de Rabo de Peixe, a quem prometeu um esclarecimento”.
Em causa está um inquérito feito e distribuído durante a preparação para o Crisma aos jovens crismados pelo pároco da paróquia de Rabo de Peixe, no qual aborda vários temas sobre comportamentos e sexualidade dos jovens.
O comunicado da diocese de Angra lembra que a “preparação para o Crisma deve suscitar questões sérias e profundas sobre o sentido da vida e as coordenadas do ser cristão, mas sempre com uma linguagem própria e em linha com a doutrina cristã”, reprovando liminarmente a linguagem utilizada pelo sacerdote.
“A confirmação é um dos sacramentos da Igreja, que com o Batismo e a Eucaristia constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã” através dos quais todo o cristão se abre à plenitude da graça, assumindo conscientemente ser testemunha de Cristo”, conclui.
Diocese de Angra lamenta inquérito dirigido a jovens crismandos em Rabo de Peixe - Igreja Açores
IGREJAACORES.PT
Diocese de Angra lamenta inquérito dirigido a jovens crismandos em Rabo de Peixe – Igreja Açores
Pároco assume responsabilidade e corrige erro A diocese de Angra f”oi surpreendida” com a divulgação de um questionário distribuído na Páscoa, a jovens crismandos da paróquia de Rabo de Peixe, ilha de São Miguel, feito pelo pároco, Pe. Francisco Zanon, a pretexto de um alegado exame de …
14 comments
12 shares
Like

Comment
Share