Encontro de Professores de Português dos EUA e Canadá

No XXII Encontro de Professores de Português dos EUA e Canadá

Sexta, 04 de Julho de 2014 em Educação 19 visualizações Partilhar

No XXII Encontro de Professores de Português dos EUA e Canadá

A língua portuguesa, enquanto pilar da cultura, é o 1º passo para conseguirmos estender a nossa cultura além-fronteiras”, defendeu Tibério Dinis

O vereador da Cultura do Município da Praia da Vitória considera que o domínio da língua portuguesa é fundamental para estabelecer a ligação entre os açorianos e as comunidades da diáspora. Tibério Dinis intervinha na sessão de abertura do XXII Encontro de Professores de Português dos EUA e Canadá, que decorreu na manhã de sexta-feira, dia 04, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

Segundo o vereador da Cultura, Tibério Dinis, “o domínio da língua portuguesa nas comunidades da diáspora é importantíssimo, não só enquanto falantes, mas também enquanto escritores, visto que os escritores além-fronteiras podem trazer uma riqueza distinta e pontos de vista diferenciados à nossa literatura”.

“Sem o domínio da língua portuguesa não seria possível a existência de toda a dinâmica cultural açoriana na diáspora, como a expressão do Carnaval Terceirense e as Festas do Divino Espírito Santo”, sublinhou Tibério Dinis.

Tibério Dinis salientou ainda a determinação que as comunidades açorianas na diáspora desenvolvem no ensino do português, “tanto do ponto de vista formal, como informal, no seio de cada comunidade e lar português na diáspora”.

“A relação com as comunidades da diáspora, construída inicialmente do ponto de vista cultural, tem assumido também especial importância e preponderância em termos económicos e diplomáticos como é exemplo no dossiê da Base das Lajes, pois o peso e a importância que a comunidade açoriana possui nos EUA e Canadá concede uma maior dimensão ao arquipélago e ao país”, salientou.

Também estiveram presentes na sessão de abertura o Dr. Diniz Borges, Presidente da Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC), que abordou a questão da língua portuguesa nas comunidades açorianas, na sua vertente pedagógica; e o Dr. Paulo Teves, Diretor Regional das Comunidades, que defendeu que a língua portuguesa, enquanto parte do nosso património, deve ser preservada e transmitida às novas gerações.

O XXII Encontro de Professores de Português dos EUA e Canadá, promovido pela APPEUC, em parceria com o Governo Regional dos Açores, prolonga-se até ao próximo dia 06.