dinastias açorianas

Francisco César pode ser o senhor que se segue

Filho de peixe quer saber nadar, e Francisco César tem seguido as pisadas do pai, que liderou os Açores durante 16 anos, e pode, daqui por quatro anos, estar no mesmo trilho. O próprio nunca falou da possibilidade de um dia vir a ser líder do PS/Açores, mas nas ilhas é o nome que aparece no cimo dos bilhetes de apostas para o pós-Vasco Cordeiro. O presidente do Governo Regional dos Açores está no seu último mandato e, apesar de não haver uma disputa aberta, Francisco César começa a aparecer como o candidato natural.

É o nome mais falado nos corredores do PS açoriano, apesar de ninguém o admitir explicitamente. “Não há um [candidato] a líder assumido neste momento, como é lógico, mas os nomes circulam”, garante ao Expresso fonte do partido. Francisco César é o atual líder da bancada parlamentar do PS/Açores na Assembleia Legislativa Regional e diretor de campanha de Vasco Cordeiro. Tem sido ele a estar no terreno com o candidato socialista a toda a hora, numa demonstração de proximidade, pelo menos profissional, entre os dois. “Se efetivamente for o próximo líder do PS/Açores, vai ter de ficar com alguma pasta no próximo Governo Regional”, aponta outro socialista.

Além de Francisco César, há outros nomes apontados para a era pós-Cordeiro: João Ponte, atual secretário regional da Agricultura e Florestas, e Cristina Calisto, presidente da Câmara de Lagoa.

Francisco César tem sido desde março de 2019 presidente da bancada do PS no Parlamento açoriano, depois da candidatura de André Bradford, entretanto falecido, ao Parlamento Europeu. A escolha foi alvo de ataques políticos por parte da oposição, que acusou o socialista de chegar ao lugar por ser filho de Carlos César. O socialista respondia que tinha sido eleito primeiro como deputado e depois por 96% dos deputados socialistas.

As ligações familiares ao PS têm sido dos maiores entraves para Francisco César, que chegou ao cargo em março. Pouco depois, em julho, o pai decidiu terminar o seu mandato como líder parlamentar do PS e ficou só como presidente do partido. Não atrapalhar a carreira política do filho pode ter sido um dos fatores a influenciar a decisão.

A vida política de Francisco César, de 41 anos, tem lastro no PS nacional, com ligações junto de António Costa. Foi um dos coordenadores da última campanha de Mário Soares às eleições presidenciais e diretor de campanha de Manuel Alegre cinco anos depois. António Costa chamou-o, juntamente com Duarte Cordeiro, para a direção de campanha, em 2015, depois da demissão de Ascenso Simões, por causa da polémica com os cartazes nas legislativas.

Contudo, faz parte da ala mais à esquerda do PS, em tempos chamada de “jovens turcos”. Se daqui por quatro anos chegar à liderança do PS/Açores, engrossará as fileiras dos apoiantes de Pedro Nuno Santos, de quem é um dos melhores amigos.

As legislativas dos Açores estão marcadas para 25 de outubro, com 13 forças políticas candidatas aos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional. As eleições no PS/Açores são só daqui a quatro anos.

(Liliana Valente e Sara Sousa Oliveira – Expresso de 18/10/2020)

Image may contain: 1 person, beard and close-up
Comments