DIFERENÇA SUÉCIA PORTUGAL

May be an image of 5 people and train

O valor da HONESTIDADE
Eram 10 horas da manhã quando um turista entrou numa estação de metro de Estocolmo, capital da Suécia. O homem ficou surpreendido com a ordem com que as pessoas transitavam e respeitavam os sinais e as placas. Mas o que mais chamou a sua atenção foi que, na entrada para o comboio, um dos acessos giratórios dava passagem livre e gratuita.
Intrigado, ele perguntou à encarregada da estação: “porque é que esse acesso é livre?” E ela respondeu: “essa é uma passagem destinada a pessoas que não têm dinheiro para pagar, ou alguém que tenha alguma emergência, esqueceu a carteira em casa ou não tem dinheiro em espécie naquele momento”. Surpreendido, o turista perguntou: “E o que acontece se a pessoa tiver dinheiro e não quiser pagar?”. Ao que a funcionária respondeu de pronto: “Mas porque alguém faria isso? Qual seria o motivo?”
O turista ficou em silêncio por alguns segundos, sem se dar conta que não tinha uma resposta. Atrás dele tinha uma fila de gente pagando bilhete e deixando o acesso de passagem livre completamente vazio.
O turista entrou no comboio e ficou pensando sobre como se comporta a sociedade de uma maneira geral.
Uma das chaves para se ter um país desenvolvido são os valores que têm os seus cidadãos, sendo o mais importante desses valores a HONESTIDADE. Quando um povo é honesto, ele se liberta. E ao se transformar esse valor em algo natural, ele entra num estado de desenvolvimento superior. Por isso os países mais desenvolvidos são os que mais se preocupam com EDUCAÇÃO, e se preocupam em formar cidadãos de bem.
O mundo se transforma através de pequenas condutas, uma sociedade formada de valores vai ter melhores cidadãos, que a vão ajudar a prosperar. Nesse mundo tão corrido pelo poder, a honestidade e a honra passaram para segundo plano… Você não precisa de dinheiro para ser uma boa pessoa, para ser pontual, para ser ético, digno. Gostar do que faz e ter uma boa conduta, custa ZERO. E com muito pouco se pode transformar o mundo. Nenhum legado é tão rico quanto a honestidade.