CONTRADIÇÕES AFEGÃS

CONTRADIÇÕES NO AFEGANISTÃO – A PAZ NÃO SE COMPRA, CONSTRÓI-SE
O exército afegão foi treinado e equipado pelos EUA e parceiros da OTAN com muitos biliões de euros, durante 20 anos, para que o Afeganistão tomasse o seu destino nas próprias mãos; bastou chegar um bando de guerreiros de Alá, com Kalashnikovs às costas, montados em motorizadas, para tomarem o poder do Estado sem resistência e isto em poucos dias!
Os ocupantes negligenciaram a paz e fortaleceram em vão e contra produtivamente os militares e os chefes.
“O governo dos EUA tomou decisões que encorajaram a corrupção e reduziram a eficácia dos programas de reconstrução”, disse o Inspector-Geral do Congresso dos EUA para a Reconstrução do Afeganistão.
Nomeadamente, os EUA tinham depositado nas mãos de autoridades regionais corruptas a responsabilidade de administrarem a ajuda à reconstrução, em vez de distribuí-la directamente.
Conforme a “Integrity Watch”, cerca de 2,25 mil milhões de dólares foram gastos em sobornos de funcionários do governo afegão (um quarto do produto interno bruto).
Segundo o que observavam muitos entre o povo, “pelo menos, os Talibãs não eram corruptos”.
Os cépticos do regime talibã fogem para o aeroporto na procura de refúgio no estrangeiro. As mulheres, essas ficam em casa!
Assim o regime talibã fica mais à vontade e ao povo afegão, desejoso de liberdade, falta-lhes depois pessoas corajosas que se poderiam opor ao regime.
Um dilema: O Ocidente empenha-se em medidas de humanidade tentando trazer os refugiados para o Ocidente e por outro impede, assim, o desenvolvimento social e político normal no país.
António CD Justo
Like

Comment
Share
0 comments