Como encontrar o smartphone, mesmo que esteja em silêncio

Views: 1

Como encontrar o smartphone, mesmo que esteja em silêncio

1.143

2

Não sabe onde é que deixou o telemóvel? Pior, está em silêncio por isso não o consegue ouvir? Tanto os Android como os iPhone têm truques para os poder encontrar.

Esta ferramenta funciona com todos os sistemas Android, mesmo que tenham funcionalidades próprias do fabricante

Duas coisas são comuns para qualquer pessoa que tem um telemóvel: muitas vezes partem-se, como canta Conan Osiris, e mais vezes ainda perdem-se. Chamada para o encontrar. “Quem sabe, pode estar debaixo da almofada do sofá”, pensamos. Problema: está em silêncio. Nada tema, há formas que podem ajudar a encontrar os smartphones, e funcionam tanto com dispositivos com sistema operativo Android, os mais comuns, como também com o iOS, o dos iPhone.

Como funciona com cada sistema operativo?

Telemóvel é Android? Por exemplo, um Samsung Galaxy, um Huawei, um Sony Xperia ou um Xiaomi

Abrir o browser num computador ou smartphone.

Abrir o site https://www.google.com/android/find?u=0.

Iniciar a sessão com a conta Google registada no telemóvel (por norma é a principal do Gmail).

Depois, é aberta uma página que diz “Find My Device” (encontrar o meu dispositivo) com um mapa. Aqui pode ver onde está o smartphone e tem várias opções: pôr o telemóvel a tocar (mesmo que esteja em silêncio, vai funcionar); bloquear o aparelho e terminar a sessão na conta Google; ou, para casos mais extremos, apagar remotamente todo o conteúdo que está no dispositivo.

Atenção: Para poder utilizar esta ferramenta do Android, o smartphone tem de ter uma conta Google ativada no dispositivo (a tal com que vai aceder no “Find My Device”); nas “definições” em “segurança e localização” ter ativado o acesso à localização pelo Google.

O telemóvel é um iPhone? 4, 5, 5s, SE e etc., convém é ter o iOS atualizado

Abrir o browser num computador ou noutro iPhone.

Abrir o site iCloud.com/#find.

Iniciar a sessão com a sua conta do iCloud.

No topo, escolha que dispositivo quer encontrar.

Depois de carregar, tem três opções: “reproduzir som” (mesmo que esteja em silêncio, funciona); “Modo Perdido”, que bloqueia o smartphone e pode emitir no ecrã uma mensagem personalizada; e apagar todo o conteúdo do iPhone.

Caso o smartphone tenha sido roubado e quem o fez já tenha conseguido repor todas as definições, estas medidas não vão funcionar. Nestes casos, o melhor a fazer é avisar a polícia

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.