começou a campanha em timor

Views: 0

Timor-Leste/Eleições: Comícios e visitas porta a porta marcam início da campanha
Díli, 16 abr 2023 (Lusa) – Comícios, conferências de imprensa, diálogos comunitários e visitas porta a porta em vários pontos do país marcam o arranque da campanha dos 17 partidos políticos timorenses candidatos às eleições legislativas de 21 de maio.
O calendário da campanha, a que a Lusa teve acesso, confirma que logo no primeiro dia da campanha, quarta-feira (19 de abril), estão previstos 11 comícios partidários, em vários pontos do país, com as principais forças políticas a arrancarem fora da capital.
A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), maior força política no parlamento, começa a sua campanha com um comício na segunda cidade do país, Baucau, enquanto o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) avança em Manatuto, terra natal do seu presidente, Xanana Gusmão.
O Partido Libertação Popular (PLP), do primeiro-ministro Taur Matan Ruak, também tem previsto arrancar com um comício em Baucau, enquanto o Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO), também no Governo (no qual está ainda a Fretilin) inicia a campanha com um comício na zona de maior apoio, Ainaro.
O Partido Democrático (PD), por seu lado, inicia a campanha com uma conferência de imprensa na sede, em Díli.
O calendário final da campanha foi hoje discutido numa reunião da Comissão Nacional de Eleições (CNE) com representantes das 17 forças políticas.
No dia 20 de abril, em que as atenções em Timor-Leste estão viradas para o eclipse solar total, quase todas as forças políticas reduzem as atividades, concentrando-se em diálogos, visitas ou encontros porta a porta.
Já no que se refere ao encerramento da campanha, 10 forças políticas têm ações marcadas para a capital timorense, com pelo menos duas forças políticas a preverem comícios ou ações na zona de Tasi Tolu, onde tradicionalmente se realizam os maiores encontros de todas as campanhas.
O calendário prevê comícios da Fretilin e do CNRT em Tasi Tolu, Díli, com o PLP a encerrar em Baucau.
A campanha em Timor-Leste decorre entre 19 de abril e 18 de maio, seguindo-se dois dias de reflexão, num dos quais, 20 de maio, se assinala o 21º aniversário da restauração da independência.
ASP // ROC
Lusa/Fim
May be an image of 2 people and text that says "eleições legislativas 2023"
Like

Comment
Send