CEUTA já foi portuguesa

Ceuta foi Portuguesa …

Encanto histórico e….pouco mais…!
As autoridades da “Cidade Autónoma de Ceuta” estão a empenhar-se na comemoração dos 600 anos da conquista daquela cidade pelos Portugueses, que se completam a 21 de Agosto de 2015.

O assunto está a causar polémica pois, embora os promotores da ideia defendam que “no se conmemora un acontecimiento bélico de conquista, sino más bien, un legado cultural que han heredado y del que se benefician todas las comunidades culturales y religiosas de esta ciudad”, a comunidade muçulmana entende que comemorar a invasão portuguesa, uma cruzada religiosa de cristãos contra muçulmanos “es un insulto a la ciudad y a sus habitantes”.

Por aqui há quem defenda que Portugal também devia festejar o facto de Portugal ser o pioneiro da globalização, alegando que “a conquista de Ceuta é reconhecida como marco do início da expansão e dos descobrimentos Portugueses”.

A Sociedade de Geografia de Lisboa tomou a iniciativa de não deixar esquecer a efeméride e organizou um ciclo de conferências que se prolonga por 2013, 2014 e 2015, abordando temas que se iniciam com a cuidada preparação da expedição e terminam com a conquista militar da cidade em Agosto de 1415.

Só espero que o “Espírito da Lusitanidade” (que viabilizou a epopeia dos descobrimentos e o relacionamento cordial com novas gentes) se manifeste e dê corpo ao que o grande Agostinho da Silva dizia ser necessário fazer:

”Planear novos descobrimentos em vez de comemorar os antigos”.

Mas no meio desta polémica… não deixa de ser intrigante que a bandeira de Ceuta esteja tão ligada a Portugal e seja, ainda hoje, a mesma… desde 1415… mesmo durante a ocupação espanhola…

Na cidade abundam os símbolos e brasões da época quatrocentista que foram mantidos.

Ver vídeo Anexo.

https://www.youtube.com/watch?v=6yAmo4SF2qw

Como se pode ver/ler na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_e_escudo_de_Ceuta

EscudoCeuta.svg

a bandeira de Ceuta é igual à de Lisboa e tem ao centro o brasão de Portugal…

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fd/Flag_Ceuta.svg/750px-Flag_Ceuta.svg.png