CAPÍTULOS “INDIZÍVEIS E INVISÍVEIS” DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

Views: 0

CAPÍTULOS “INDIZÍVEIS E INVISÍVEIS”
DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
QUE NÃO SE APRENDEM NA ESCOLA
Nos pavilhões da Manuscrito Editora (Grupo Presença) da Feira do Livro de Lisboa ( pavilhões D30 e D31 na Praça Presença) estão disponíveis três obras que marcam uma investigação particular, em domínios heterodoxos e controversos que, no dizer do filósofo Miguel Real exprimem uma espécie de “retorno do Recalcado”, parte substancial e essencial da nossa memória coletiva, história subterrânea, globalmente omitida, ao longo do Tempo, nos manuais escolares de sucessivas gerações.
Ocasião propícia para descobrir essas facetas que nunca ousou (re)descobrir e interpretar.
AS OUTRAS FÁTIMAS
As «aparições da Virgem Maria» em Portugal que a Igreja Católica não reconhece
Sinopse
Mais de cem anos depois das «aparições» de Nossa Senhora aos três pastorinhos, a fé continua inabalável. O momento em que Lúcia, Jacinta e Francisco viram as suas brincadeiras infantis interrompidas por uma explosão de luz jamais será esquecido e é celebrado até aos dias de hoje. A 13 de maio, milhares de pessoas continuam a deslocar-se em massa até ao Santuário.
Os motivos são privados. A crença religiosa é transversal. O que poucos sabem é que esta não foi a única vaga de «aparições» de Nossa Senhora em Portugal. Na verdade, não foi sequer a primeira de que há registo. As coincidências são tantas que, em maio de 1917, até houve outra «aparição» de Nossa Senhora… mas no Barral. E antecedeu Fátima por três dias.
Numa obra histórica surpreendente e profundamente documentada, o historiador Joaquim Fernandes conta-nos a história de outras 16 «aparições» da Virgem Maria em Portugal – assim mesmo, entre aspas, porque muito continua por explicar. Entre 1757 e 1998, várias «aparições» foram rejeitadas pela Igreja Católica. Porquê? O que é que Fátima tinha que faltava a todos os outros? Terá sido apenas sorte? Ou uma decisão consciente? Algumas perguntas permanecem sem resposta, mas os relatos ficam para a História – e, graças a Joaquim Fernandes, veem agora a luz do dia.
FICHEIROS SECRETOS À PORTUGUESA
Avistamentos de OVNIS, fenómenos «impossíveis» e outros casos à espera de explicação.
Sinopse
Há ficheiros que não são do conhecimento público, mas que existem. Neles estão descritos ao pormenor «encontros imediatos» no mar, no ar e em terra. Fenómenos «impossíveis» que continuam à espera de uma explicação…. Conhece o estranho caso dos relógios parados em Santa Maria? Do «charuto voador» visto na Praia da Vitória? Os «dossiers» sobre as «estranhas luzes verdes» que rondaram um C-124 da Força Aérea, ou sobre o engenho «visivelmente visto» na base das Lajes ou de uma nuvem bizarra seguida pelos radares? Sabia que em 2004 houve um «intruso aéreo» nos radares civis e militares? Em «Ficheiros Secretos à Portuguesa», Joaquim Fernandes, autor de «Portugal Insólito», recolhe uma série de histórias surpreendentes e casos até hoje desconhecidos, no todo ou em parte, revelados através dos seus protagonistas e de documentação oficial inédita. Um livro repleto de histórias «improváveis» e situações «impossíveis», sobre a participação das instituições portuguesas na busca de identificação de fenómenos e objetos aéreos invulgares OVNI.
Obra com Prefácio do General Tomás Conceição Silva, ex-chefe do Estado-Maior da Força Aéea Portuguesa.
PORTUGAL INSÓLITO
Enigmas, crenças, experiências sobrenaturais e outros mistérios
Sinopse
Sabia que a eleição de Manuel de Arriaga como primeiro Presidente da República de Portugal foi anunciada pelo espírito de D. Sebastião?
Já ouviu falar do autocarro voador que em maio de 1981 ganhou asas com 40 peregrinos espanhóis lá dentro, a caminho do Santuário de Fátima?
Estas são algumas das incríveis histórias que vai encontrar neste livro!
O historiador Joaquim Fernandes, especialista em antropologia religiosa, mergulhou em alfarrábios e jornais antigos, e traz-nos uma obra repleta de prodígios, videntes, bruxas, poções mágicas, enigmas, fenómenos paranormais e milagres que marcaram Portugal no passado.
Portugal Insólito é um livro surpreendente que nos dá a conhecer um Portugal desconhecido e… misterioso.
1 comment
45 shares
Like

Comment
Share
Jacob Igreja

Veio-me à cabeça NS do Fétal, entre Batalha e Fátima. Mas na zona há imensas aparições.

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em Historia religião teologia filosofia. ligação permanente.