Views: 0
Nota à imprensa
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, no seguimento de notícia publicada na edição de hoje do jornal Açoriano Oriental, esclarece que não há qualquer suspensão do projeto para o avião cargueiro interilhas.
Em sessão plenária, a Secretária Regional afirmou que a transformação de uma das aeronaves de passageiros, da SATA, em cargueiro, para resolver os problemas de carga, é uma questão que se mantém. Neste momento, o estudo do comportamento do mercado é que irá ditar o início da operação do cargueiro.
Ainda estamos no verão, com muita procura de passageiros, o que origina mais voos, que além de lugares para passageiros também disponibiliza mais capacidade de carga, não tendo havido, ao longo de toda a operação de verão, qualquer reclamação relativa ao transporte de carga aérea.
A Secretaria Regional mantém-se atenta ao evoluir da procura e a entrada em funcionamento do cargueiro dependerá da redução do volume de passageiros a transportar, o que habitualmente acontece após o final de outubro (fim do verão IATA).
Recorde-se que, em maio, a Secretária Regional anunciou, também em sessão plenária e com registo no Portal do Governo Regional dos Açores, que após o final do verão IATA de 2022 (i.e., após final de outubro) haveria a preparação de um avião cargueiro.