AS FARMACÊUTICAS QUE COMPRAM MÉDICOS

DOS CHORUDOS NEGÓCIOS DO SENHOR DOUTOR FILIPE FROES COM AS FARMACÊUTICAS
Anteontem, na TVI, ao minuto 15:20, o Doutor Flipe Froes teve um toque na consciência e declarou o seguinte: “Eu já agora tenho de fazer aqui uma declaração de conflito de interesses. Eu há mais de 12 anos sou perito da Comissão Técnica Nacional de Vacinação. Portanto, eu estou habituado a fazer estas contas. Eu não sou paraquedista”.
Eu também acredito que o Doutor Filipe Froes não é paraquedista, mas é um hipócrita. Porque, se assim não fosse, não vinha assumir uma declaração de conflito de interesses sem grande relevância (até por estar em causa uma entidade pública), esquecendo-se de enunciar a sua vastíssima relação com farmacêuticas, entre as quais a Pfizer e a AstraZeneca, e também omitindo que, enfim, tem beneficiado muito, financeiramente, com a pandemia. E continuará a beneficiar com o prolongamento.
Aliás, sempre que vejo, leio ou oiço o Doutor Filipe Froes tenho uma dúvida sobre se ele fala como reconhecido pneumologista de um hospital público ou se está a fazer “lobby”, porquanto estamos perante alguém que, além do ordenando do Estado, este ano já recebeu, em menos de oito meses, 50.568,72 euros provenientes de 13 farmacêuticas (Bayer, BIAL, Boehringer Ingelheim, Gilead, GlaxoSmithKline, Pfizer, Lilly, Merck Sharp & Dohme, Novartis, Pfizer, Roche, Sanofi e Tecnifar). Por mês temos um pecúlio de quase 6.750 euros. Nada mau. Da parte da Pfizer só este ano o Doutor Froes recebeu 10.854,43 euros.
Uma parte desta verba foi facturada a título pessoal e uma grande parte através da empresa Terras & Froes, que compartilha com a mulher Ana Maria Sequeira Terras.
O valor no ano passado arrecadado pelo Doutor Filipe Froes foi de 59.206,93 euros provenientes de 14 farmacêuticas, A Pfizer concedeu-lhe 17.527,50 euros, todas para pagamento de palestras. A AstraZeneca foi mais moderada: “apenas” 4.000 euros por palestras.
Quando há dias falava da necessidade de declarações de interesses, falava destas situações. O Doutor Filipe Froes tem a obrigação de declarar este conflito de interesses. Ou então a comunicação social deve identificá-lo como consultor ou palestrante das farnacêuticas. Ou lobbysta, o que melhor o enquadra nesta história.
Fontes. Plataforma Transparência e Publicidade do Infarmed.
Visit the COVID-19 Information Centre for vaccine resources.
Get Vaccine Info

1 comment
1 share
Like

Comment
Share
1 comment
  • Romeu Manuel Baptista

    Como este ha milhares pelo mundo fora mas os piores sao os que estao atualmente nos governos a tratar o pessoal como ovelhas.