Angola – Namibe: HOMEM TEM 160 FILHOS E 49 MULHERES

Angola – Namibe: HOMEM TEM 160 FILHOS E 49 MULHERES Posted: 20 Jan 2015 07:37 AM PST

https://www.voaportugues.com/a/namibe-homem-tem-160-filhos-de-49-mulheres/2604819.html

Francisco Tchikuteny Sabalo, de 67 anos de idade, 160 filhos, 43 mulheres. Namibe, Angola. Jan, 17, 2015

Mais de 140 ainda estão vivos; serviços de proteção fornecem ajuda à família

Armando Chicoca – Voz da América

Os serviços de protecção civil e bombeiro do Namibe estudam as formas mais expeditas para implementação de um programa de desenvolvimento comunitário direcionado à família mais numerosa de Angola, nesta urbe, que tem à cabeça Francisco Sabalo “Tchikuteny”, pai de 160 filhos vivos, 53 falecidos, 135 netos e 35 bisnetos, gerados com 49 mulheres, na localidade da Caleva, também conhecido por Giraul do Meio.

“Já cheguei a ter cinquenta e duas mulheres, depois ficaram quarenta e nove e agora apenas quarenta e três mulheres. O decrescimento deveu-se as dificuldades da vida, os desvios e o fracasso da fé”,disse.

Comparativamente ao ano passado o número de filhos subiu de 158 para 160 petizes, mas o mesmo não se pode dizer quanto ao número de mulheres que decresceu de 49 para 43.

O Comandante do Namibe dos serviços de proteção civil e bombeiro, Alberto Machado, que visitou aquela família, muito recentemente disse que estão em curso estudos que visem conceder apoios sustentáveis para que esta comunidade tenha auto-sustentabilidade e as crianças possam formar-se sem sobressaltos.

Francisco Tchikuteny agradeceu a oferta de bens doados pelos serviços de proteção civil e Bombeiros do Namibe.

O ancião lamenta a escassez de chuvas que se faz sentir nesta região, o que na sua ótica fez regredir os níveis logísticos da sua comunidade no Giraul/Caleva.

Esta comunidade tem recorrido as sondas artesanais para poder obter água, visando manter a vida nesta localidade, segundo Francisco Tchikuteny.