Ana-Alice S. Pereira no seu portal: A BELEZA REDENTORA

Favourites
Escreve Ana-Alice S. Pereira no seu portal:
A BELEZA REDENTORA
Em 1951 Ninalee Craig era uma jovem estudante de arte em Florença quando o acaso de uma viagem do comboio a fez conhecer a fotógrafa Ruth Orkin.
Na foto que ficaria para a posteridade – An American Girl in Italy – a bela Ninalee desliza sobre o passeio num túnel aberto de desejo e concupiscência.
A foto foi pela primeira vez publicada na Cosmopolitan, ilustrando um artigo com conselhos sobre viagens – “When you travel alone..”
Muitos anos mais tarde, já em tempos de feminismo exacerbado, Ninalee Craig, perguntada se se tinha sentido intimidada com todos aqueles olhares masculinos, diria:
“I was having the time of my life. I was Beatrice walking through the streets of Florence. I felt that at any moment I might be discovered by Dante himself.”
Acho esta foto lindíssima. Porque é a foto de um mulher livre – vai formosa e segura – atravessando inteira e serena por entre os olhares de desejo desbragado que tocam, mas não ferem.
Eles, por seu lado, são igualmente livres, homens sem vergonha de serem machos, em êxtase antecipado diante do esplendor da mulher.
E há dois deles que eu acho muito engraçados: o de chapéu de chuva, encostado ao prédio, e o que está à frente na scooter. Fazem-me lembrar o dito de um conhecido meu – “Os olhos também comem e às vezes são mesmo a única coisa que come.”
Abaixo todos os radicalismos com que nos querem cortar a humanidade!
A beleza é sempre redentora.
May be an image of 13 people, people standing and outdoors
9 comments
5 shares
Like

Comment
Share
9 comments
Most relevant