Views: 0
Air France-KLM admite ficar com posição minoritária na TAP, mas quer controlar estratégia comercial
Air France-KLM já contratou assessores jurídicos e financeiros para a corrida à privatização da TAP. O grupo admite ficar com uma posição minoritária no capital, desde que tenha o controlo da estratégia comercial. Preservação da marca, do hub no aeroporto de Lisboa, das rotas e das competências de gestão são condições que acolhe.
“Já contratámos consultores jurídicos e financeiros. Estamos a andar nessas duas frentes como se quiséssemos participar e fazer uma oferta, para não estarmos a começar do zero quando o processo arrancar”, afirmou Ben Smith, CEO da Air France-KLM na conferência de imprensa de apresentação de resultados.
As condições da operação ainda não são conhecidas, já que o decreto da reprivatização só deverá ser aprovado em setembro, mas o responsável admite que o grupo fique com uma posição minoritária no capital. “Quando entrarmos nesta transação queremos ter a certeza que estrategicamente se encaixa no que queremos fazer. Se são 20%, 40%, 60%, 80%, depende dos direitos que teríamos”, afirma. Há, no entanto, uma condição: “A direção comercial é chave para nós.”
“O que é mais importante é que assumimos o compromisso com a comunidade financeira de que vamos atingir uma margem de 7% a 8% no médio prazo. Em qualquer transação teríamos de ter o conforto de que essa meta se mantém intacta”, sublinhou também o CEO do grupo.
O interesse na companhia portuguesa é inquestionável. “Do ponto de vista estratégico gostamos da TAP. Gostamos das rotas adicionais que a TAP teria para o grupo. Estamos a ver como o processo se desenrola e, quando abrir, dependendo das condições, decidiremos se entramos no processo formal”, afirmou Ben Smith. Para já, não há contactos com o Governo ou entidades portuguesas além do processo que é público.
Fonte: Eco
![May be an image of aircraft and text](https://scontent.fpdl1-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/358105288_870486444436717_2098600514498007025_n.jpg?stp=dst-jpg_p960x960&_nc_cat=101&cb=99be929b-59f725be&ccb=1-7&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=bmyRHtfYbJAAX9vp1pT&_nc_ht=scontent.fpdl1-1.fna&oh=00_AfCyaIHQspNZu-w6F_DtdcnF1M4mSMJswTESrNaWjz0YJw&oe=64CD520A)
![](https://i0.wp.com/igdkmfjceajhpmpalgpcnbopnddibllk/icons/logo.png?w=625)
105 comments
18 shares
Like
Comment
Share