ainda a descoberta da austrália

A DESCOBERTA DA AUSTRÁLIA
Esta manhã a rádio não cessava de divulgar com todas as parangonas que tinham descoberto no fundo as águas territoriais australianas os restos do barco do capitão Cook, que tinha descoberto a Austrália (Nova Holanda, como foi na altura chamada). E a rádio sublinhava que os ingleses iriam fazer tudo com os melhores mergulhadores para recolherem a descoberta valiosa.
Lembrei-me logo da mentira histórica: quem descobriu a Austrália foi o nosso capitão Cristóvão (ou Cristobal) de Mendonça, 250 anos antes do comandante Cook. Os cientistas já provaram por A+B que foram os portugueses os primeiros a chegar. Ainda hoje os aborígenes têm no seu dialecto várias palavras portuguesas. Os destroços do navio do Mogno de Cristóvão Mendonça estão nas águas de Warrnambool, local que visitei e onde se eregeu um monumento ao descobridor português.
O mais lamentável é que as autoridades portuguesas sempre baixaram as calças aos ingleses e nunca souberam colocar a história no seu devido lugar. E nunca foram capazes de dispor de verbas para que os destroços do navio português fossem recolhidos e levados para um museu com a descoberta da Austrália por portugueses bem contada.
PS – Aconselho a leitura de o livro “A Descoberta Secreta da Austrália”, da autoria do professor australiano Kenneth Gordon McIntyre, o qual poderá ser adquirido na Fundação Oriente.
May be an image of map and text
4 comments
Like

Comment