ÁGUA – SALVAR A A ETIÓPIA MATAR O EGITO

Salvar a Etiópia e destruir o Egipto?
Por que construir a maior barragem da África pode levar à guerra.
Desde 2011, a maior usina hidroeléctrica africana foi construída na Etiópia.
Isto é Hydase, que significa Renascimento.
A usina hidroeléctrica de 6,35 GW fornecerá energia eléctrica ao país e levará a indústria a um novo patamar. Mas tudo não é tão claro. O projeto causou descontentamento entre o Sudão e o Egipto. Os Estados Unidos e a China aderiram ao conflito: ocupam posições opostas. Por que a usina hidroeléctrica da Etiópia levou à disputa mais acirrada da África e como isso afecta os interesses das potências mundiais?
Hydase será a maior usina hidroeléctrica da África.
A capacidade será de 6,35 GW.
O custo é estimado em US$ 5 bilhões
Hydase, o milagre econômico da Etiópia
A Etiópia tem 110 milhões de pessoas. Eles são fortemente dependentes da agricultura. 60% da receita das vendas para o país dá café. E os minerais são estimados em apenas 1% do PIB, já que apenas o ouro é extraído em volumes significativos para o mercado externo.
A economia da Etiópia precisa de um grande impulso. Mas isso não acontecerá sem electricidade, à qual 65% da população do país não tem acesso. Devido a interrupções imprevisíveis, a produção se torna não lucrativa. As pessoas sofrem com a pobreza e o desemprego.
Mapa da Etiópia
Não surpreendentemente, o primeiro-ministro Abiyah Ahmed Ali propôs a construção de uma poderosa usina hidroeléctrica, cujo custo de construção é estimado em US$ 5 bilhões. O fato é que o Nilo Azul, o maior afluente do Nilo, flui pelo país. Graças a ele, a Etiópia receberá electricidade e, como resultado, as condições para o desenvolvimento da indústria. Assim, o país caminha para o florescimento de sua economia.
Hydase é um desastre para os países vizinhos da Etiópia
Em fevereiro de 2022, o primeiro gerador foi lançado oficialmente na nova UHE. Apesar disso, os opositores do projeto ainda têm sua própria opinião. Eles temem que os países vizinhos fiquem sem água. A hidase será uma barreira ameaçadora para locais a jusante. O “milagre econômico” da Etiópia será um desastre para o Egipto e o Sudão. Esse alinhamento pode levar à guerra.
Localização da Hidase
A situação é difícil. Afinal, a construção de hidroeléctricas na Etiópia começou sem acordo com os países por onde também passa o Nilo Azul. A África está dividida em dois campos. Para resolver o conflito, Egito e Sudão pediram ajuda aos Estados Unidos, à ONU e à UE. E o problema foi além do continente.
Os países estão tentando chegar a um acordo sobre como a Etiópia operará a nova usina hidroeléctrica. As perguntas são sérias. “Como encher rapidamente o reservatório?”, “Quanta água deve ser despejada em caso de seca?” e outros. As negociações foram realizadas repetidamente. Até maio do ano passado, nenhum resultado havia sido alcançado. E, a julgar pelas informações veiculadas na mídia, as tentativas de retomar as negociações não foram bem sucedidas.
Nilo e Nilo Azul no mapa
A noção que não existe
Desde 2020, a Etiópia começou a encher o reservatório com água sem aprovação. Continha 4 km³. O volume disputado é de 10 km³. A Etiópia insiste em 40 km³, o Egipto quer limitar o país a 30 km³.
Seja como for, a implementação de um projeto de grande porte está chegando ao fim. O comissionamento está previsto para 2023. Agora precisamos concordar. No entanto, isso já levou anos, mas não há resultado.
Like

Comment
Share
0 comments