Views: 0
Há um país na Europa que mudou o seu modelo de produção que hoje é um sucesso que é a Irlanda.
Este país é o que mais se assemelha aos Açores.
Nós tínhamos muito a aprender com o modelo de produção deste pais ,mas sem qualquer duvida que temos melhores condições nos Açores.
Tinhamos que saber porque mudou e se valeu a pena.
Temos que copiar os bons exemplos, não o que muitos copiaram e deu no que esta dar.
Não acreditamos nas potencialidades que temos cá dentro nos Açores.
1 – Sempre apostaram na experimentação direcionada para o rendimento dos produtores, em todas as vertentes: solos, variedades de azevéns, adubações, qualidade das silagens, épocas de corte, etc.
2 Têm um serviço de extensão rural altamente credível por parte dos produtores. Não compram nenhum produto sem antes consultar os serviços de extensão rural.
3 – Antes da abolição das quotas leiteiras produziam em quantidade com 250 a 300 gramas de ração por litro de vaca. A Holstein- Frísia tipo americano era a raça adotada. Cedo se aperceberam que com este tipo de vaca os produtores iriam à falência por um lado devido ao aumento da produção europeia e por outro porque não são produtores de matérias-primas para o fabrico das rações.
3 – Decidiram recuperar a raça Frísia irlandesa que produz 6000 a 6500 litros de leite por vaca, ( animais de menor porte) e iniciar o seu melhoramento genético baseado sobretudo na produção e fertilidade. Este aspecto é muito importante atendendo a que têm que estar esbabuladas em dezembro e janeiro preferencialmente secas. Os partos são concentradíssimos. O pico da lactação da manada tem que coincidir com o pico da produção de erva.
4 – Em geral, a alimentação é somente pastagem, reservando-se a ração para o período de estabulação se o inverno se prolongar e a silagem ter de ser racionada.
5 – Todo o leite e lacticínios das diferentes cooperativas são comercializados por uma única empresa a nível nacional e internacional ( maior poder negocial).
6 – Apostam tudo na pastagem de azevém perene com trevo branco. Raramente se produz milho e quando o fazem é com o solo coberto de plástico para aumentarem a temperatura.
7 – Os Açores têm condições para produzir qualquer tipo de pastagem e forragens. Deveríamos pois, ser muito mais eficientes a produzir leite e carne com recursos que os irlandeses não têm. Mas para isso, entre outras coisas teríamos de ter vacas menos dependentes das rações, tal como eles fizeram.
Estas fotos são de explorações na Irlanda.
7 comments
4 shares
Like
Comment
Share
7 comments
All comments
- José VianaOs bons exemplos devem ser seguidos com as devidas adaptações à nossa realidade e à realidade de cada exploração.Parabéns
por esta tão bem relatada adaptação da República da Irlanda aos desafios pós abolição das quotas leiteiras.
5- Like
- Reply
- Share
- 5 h
- Antonio SoaresJosé Viana não podemos perder mais tempo , temos que repensar a nossa produção de leite nos Açores e olhar para este exemplo
- Like
- Reply
- Share
- 4 h
- Edited
- Telo PereiraAntonio Soares agora tàs com a mania que foste à graciosa queres mandar em todos
- Like
- Reply
- Share
- 3 h
Antonio SoaresTelo Pereira a próxima é a Irlanda e preciso de mais um agricultor.- Like
- Reply
- Share
- 3 h
- Edited
Telo PereiraAntonio Soares não tenho categoria para isso leva rapazes novos como o Filipe Luis o julio melo o Lino Gabriel Lucas esses é que são o futuro da agricultura.O Francisco Rocha FG também ia gostar de aprender umas coisas contigo- Like
- Reply
- Share
- 51 m
- Edited
Antonio SoaresTelo Pereira porque não?- Like
- Reply
- Share
- 49 m
Telo PereiraAntonio Soares seria uma honrra para mim acompanharte apenas acho que nessa juventude está o futuro- Like
- Reply
- Share
- 35 m