açores apoios aos estudantes, o logro

Carta aberta, ao Sr.º Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores
Assisti com agrado, já lá vai algum tempo, às declarações do Sr.º Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, o Dr.º Artur Lima, ao anunciar com pompa e circunstância, o apoio aos Estudantes do Ensino Superior, por via de comparticipação no pagamento das Propinas e através de Bolsas de Estudo.
Aguardei expectante pelo dia, em que um dos meus três filhos iria ter a oportunidade de beneficiar deste tipo de apoio, pela primeira vez. O mais velho já concluiu o ensino superior á muito. O do meio está no último ano do Curso Engenharia de Mecânica, com Mestrado Integrado, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. O terceiro deverá ingressar, no próximo ano, no Ensino Superior. Sem falsas modéstias, os meus filhos são um exemplo a todos os níveis. Deixam-me cheio de orgulho pelo que os sacrifícios feitos ao longo da vida, poupando para que este momento fosse uma realidade, valeram a pena.
Qual não foi a minha surpresa quando fui confrontado com a verdade dos factos. Os supostos apoios para beneficiar a dita classe média, no que concerne á Bolsa de Estudo, de apoio á dita classe, só tem o nome. Façamos umas contas simples para percebermos melhor o que está em causa. Os 15 000,00€:14meses:2=535,17€, ou seja, só podem concorrer estudantes cujos pais ganhem á volta do salário mínimo. Se levarmos em linha de conta que não é tida nem achada a dimensão do agregado familiar, ou seja, o rendimento per capita do agregado familiar, maior é a desilusão.
Sr.º Dr.º Artur Lima, vou-lhe dizer o que muitos dos senhores detentores do poder, felizmente não todos, muito gostam de afirmar mas não o fazem, “não vale tudo na política”. Criar ilusões é uma delas. Já diz o Povo “Ao rico não dê e ao pobre não prometa”. Se ganhar o salário mínimo é a condição para integrar a chamada classe média, muito mal vamos nós e só nos resta e aos nossos filhos emigrar. Saiba que já fui emigrante e sendo de famílias Açorianas, tenho a esmagadora maioria da minha família emigrada. É por causa de pessoas, com vistas estreitas, como o Sr.º que a diáspora é formada por quatro vezes mais açorianos do que os que vivem nas ilhas.
Não vivemos em terra de cegos pelo que ter um olho não basta para se ser rei e mais depressa se apanha um mentiroso do que um cocho. Não brinque com gente séria porque vai-se dar mal. Quem o avisa seu amigo é. Haja Saúde!
2 comments
Like

Comment