a professora que deixou saudades

“CONTOS DA PROFESSORA ÂNGELA”
Está prestes a sair do prelo o livro “Contos da Professora Ângela”, escritos pela professora Ângela do Espírito Santo Isidro Alonso.
A professora Ângela Alonso nasceu em 1913 e faleceu em 1997 na freguesia de S. José, em Ponta Delgada. Teve uma vida inteiramente dedicada ao ensino e à caridade. Foi professora em Santa Maria e em S. Miguel. Ainda antes de ser nomeada professora oficial já dava aulas particulares na sua própria casa. Foi uma professora muito estimada por todos os seus alunos, contribuindo para a habilitação de muitos professores do Ensino Primário.
Em 1971 foi condecorada pelo Presidente da República com o Grau de Cavaleiro da Instrução Pública. Em 1978, além de outras distinções, também recebeu um louvor “pelo extraordinário trabalho que desenvolveu nas diversas áreas de ensino, ao longo dos seus 40 anos de atividade”.
Depois da reforma ainda continuou a dar aulas de uma forma graciosa, animando as tardes de convívio no Lar Luis Soares de Sousa. Pertenceu a vários grupos de idosos e, ao som da sua guitarra, tornou-se conhecida por toda a ilha, que a recorda com muita saudade.
Escreveu vários contos e muita poesia de sabor regional, que foram dispersos pela imprensa local. Alguns deles estão reunidos neste livro.
Este livro foi imaginado por mim. Recorri, para isso, à Biblioteca Pública de Ponta Delgada onde consultei jornais publicados há meio século para conseguir descobrir alguns dos contos que a professora Ângela publicou. Muitos ainda haverá, assim como outras publicações de interesse. Assim conseguisse mais tempo para consultar mais periódicos, porque todos os rascunhos desses contos, publicados e não publicados, pura e simplesmente desapareceram quando abandonou, por morte, a casa onde morou.
Aguardamos a chegada do livro, que já tem um lançamento agendado para Ponta Delgada, na Biblioteca Pública, o lugar de origem da D. Ângela. e outro previsto para Santa Maria, onde também foi uma professora muito estimada pelos seus alunos, já na casa dos oitentas, alguns dos quais ainda a recordam com muita saudade.
2 comments
3 shares
Like

Comment
Share
2 comments
View 1 more comment