A MODERNIZAÇÃO DOS TALIBÃ

Favourites 9 m
May be an image of helicopter and outdoors
Na imagem temos o icónico Black Hawk UH-60, protagonista maior da força aérea norte-americana e de várias produções hollywoodescas, fabricado pela Sikorsky, subsidiária da Lockheed Martin, uma das maiores empresas mundiais de armamento e uma das vencedoras de 20 anos de ocupação do Afeganistão. Feito que, de resto, se repete em todas as guerras e invasões provocadas por EUA & friends. O custo unitário deste helicóptero de guerra ronda os 6 milhões de dólares, mas pode variar em função dos extras, como vidros fumados, jantes de liga leve ou mísseis Hellfire.
A Lockheed Martin, liberalíssima, não descrimina na hora de vender os seus poderosos Black Hawk, de maneira que podemos encontrar exemplares da espécie em paragens tão distintas como a Suécia ou a Arábia Saudita, a Áustria ou a Albânia. E agora, com a saída apressada e em cima do joelho das forças que ocuparam o Afeganistão durante duas décadas, deixando para trás todo o tipo de material bélico, os Taliban passaram a ser proprietários de mais de 150 aeronaves, entre as quais três Black Hawk, drones ScanEagle e A-29s Super Tucano, para não falar nos inúmeros MRAPs e nos milhares de Humvee M1151 blindados.
Lembram-se dos Taliban antes da invasão? Com os seus trapinhos, as suas velhinhas AK-47 e as suas carrinhas de caixa aberta a cair de podres? Pois bem, 20 anos depois, os fundamentalistas religiosos viram-se livres das forças de ocupação, tomaram o país sem oposição, recomeçaram o terror onde o deixaram e têm hoje uma força aérea moderna, milhares de veículos de guerra terrestres, centenas de mísseis Hellfire e Stinger, milhares de carabinas, lança-granadas, snipers, capacetes com óculos de night vision, coletes à prova de bala, uniformes camuflados e inúmeros outros equipamentos que fariam de Tancos uma dupla anedota. E tudo isto financiado pelos contribuintes norte-americanos, que nem uma amostra de SNS têm, onde 40 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza. What a great time for democracy!
Chrys Chrystello
Angry

Comment
Share
0 comments