Arqueólogos descobrem os hieróglifos mais antigos do mundo – ZAP

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Yale, nos EUA, e do Museu de Arte e História de Bruxelas descobriu um sistema de escrita egípcia nunca antes vis

Fonte: Arqueólogos descobrem os hieróglifos mais antigos do mundo – ZAP

Arqueólogos descobrem os hieróglifos mais antigos do mundo

Universidade de Yale

-

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Yale, nos EUA, e do Museu de Arte e História de Bruxelas descobriu um sistema de escrita egípcia nunca antes visto, na cidade de Elkab, no Egito.

“Esta recente descoberta de arte rupestre perto da aldeia de El-Khawy representa alguns dos maiores e mais antigos sinais escrita hieroglífica e fornece novas informações sobre como é que os antigos egípcios inventaram um sistema de escrita única”, afirmou John Coleman Darnell, co-diretor da exploração e professor de Egiptologia em Yale.

Os arqueólogos também identificaram um painel de quatro sinais, datado em 3250 A.C., com escrituras realizadas da esquerda para a direita, tal como se escrevia no Antigo Egito, numa disposição semelhante à representação do ciclo solar.

“São imagens que expressam uma autoridade divina sobre o cosmos”, destaca John Darnell.

Esta é a primeira vez que os hieróglifos são observados em tão grande escala. De acordo com os especialistas, cada um destes sinais tem mais de meio metro de altura, num suporte de 70 cm de altura.

“É como estarmos a escrever no computador e de repente mudarmos para um daqueles grandes painéis de publicidade nas autoestradas”, adiantou o especialista.

Estes resultados revelam que não houve um desenvolvimento lento na escrita, ao contrário do que se pensava, especialmente no uso burocrático.

A área onde os cientistas observaram as inscrições está localizada em Elkab que, tal como a cidade de Hierakonpolis, era importante no antigo Egito e demonstra que o sistema de comunicação nestas áreas não se limitou a pequenos símbolos.

ZAP //