criptomoedas para totós e todos aa dormir

Views: 0

Ninguém no controlo da blockchain nem da RTP!!!…
AS MARAVILHAS DA BLOCKCHAIN
E DAS CRIPTOMOEDAS NA RTP
– Estava eu a fazer zapping, passo pela RTP3 e apanhei um programa chamado ‘Algoritmos’, onde se fazia a apologia da tecnologia da blockchain e das criptomoedas. Gosto sempre de ver e rever a argumentação de quem tem posições contrárias às minhas (até para voltar a testar as minhas), por isso fiquei a ver, apesar de estar plenamente convencido, desde o princípio das criptomoedas, que tudo isto é uma imensa vigarice, um esquema piramidal (um ‘Ponzi scheme’ como dizem os americanos) e, ao mesmo tempo, uma manobra das forças ultraliberais para anular o pouco (quase nada) que resta de regulação do mercado financeiro (uma vez que os bancos centrais estão capturados há muito pela alta finança) de modo a facilitar ainda mais a transferência a seu bel-prazer da riqueza das classes médias e dos assalariados em geral para as grandes fortunas bilionárias.
No referido programa desfilava uma série de especialistas na matéria, debitando entusiasmadamente maravilhas sobre a blockchain e as criptomoedas. Tudo gente à volta dos 30, 40 anos, unânimes a incensar as qualidades miraculosas desta tecnologia. Um defendia que a blockchain é a garantia da “perfeita democratização do mercado financeiro, como nunca existiu na história da humanidade”. “Não há um controlo central num computador, todos os dados estão distribuídos por vários computadores”, acrescentou como garantia de fiabilidade. Outro dos intervenientes, alto funcionário da Comissão Europeia, que falava inglês com sotaque irlandês, admitia: “Sim, há alguns problemas, estamos cientes disso, mas isso é um desafio que brevemente será ultrapassado”. Outro ainda chegava a garantir que a tecnologia ‘blockchain’ nos dava a certeza da “incorruptibilidade do sistema”, embora mais adiante, o mesmíssimo especialista admitisse que esta tecnologia “é tão boa e tão honesta quanto boas e honestas forem as pessoas que com ela trabalham e inserem os dados e documentos [verdadeiros ou falsos, porque ninguém controla, digo eu] essenciais ao funcionamento do sistema”. Ou seja, a maravilhosa ‘blockchain’ é perfeita e ao mesmo tempo não é, é uma merda porque tudo lá nos algoritmos e dados e processamento pode ser vigarice, já que não há ninguém a controlar.
Para cúmulo, a validar todo este tresloucado arrazoado, aparece uma bela senhora grega, de seu nome Eva Kaili, identificada como vice-presidente do Parlamento Europeu, expressando confiança na bondade e clareza desta tecnologia ‘essencial para o futuro digital da Europa’ (cliquem na foto da senhora e leiam a legenda com a tradução).
Do episódio concluo o seguinte: o programa tem certamente mais de três semanas (assim como a autorização para a sua emissão); na RTP (tal como na ‘blockchain’) não há ninguém a controlar o que vai para o ar e tudo pode acontecer, incluindo a emissão de um programa com a Eva Kaili após a explosão do ‘Qatargate’ e a prisão da mencionada ex-vice-presidente do PE.
Nos créditos finais do programa figuravam, na secção dos agradecimentos, entidades como o gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a representação da Comissão Europeia em Lisboa. Também nestes organismos não deve haver ninguém a controlar, de outra forma teriam corrido à RTP para anular a emissão de todos os programas com a presença da Eva Kaili. Tudo a dormir!…
Finalmente, não me admiro nada que o PE e a Comissão Europeia, completamente dominados por eurocratas ultraliberais militantes do globalismo, da desregulação total dos mercados e do esmagamento total da democracia apoiem estas manobras em proveito da oligarquia plutocrática reinante. Do ponto de vista desta gente, faz todo o sentido!…
Estamos entregues a um bando de… Alto! Não digo mais nada que isto já vai longo demais e se continuasse dava para outro post compridão…

1

Like

Comment
Share
0 comments

Reels and short videos

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em economia pobreza banca tax Transportes terrestres. ligação permanente.