1755: novo guião de alexandre borges

Calhou ter nascido no aniversário do grande terramoto de Lisboa (e no ano de um grande terramoto na minha própria cidade-natal, Angra do Heroísmo. Há um poema sobre isto tudo no “Atenção ao Intervalo entre o Caos e o Comboio”).
Não sei se por isso, senti sempre uma ligação e um interesse particular ao e pelo tema do distante ano de 1755.
Este ano, que não é sequer o de nenhum aniversário redondo daqueles em que se costuma falar das coisas, calhou ter recebido de presente o convite da Raquel Mourão e do Carlo Gomes da The Mediapro Studio para conceber e escrever um documentário sobre o assunto e que, aliás, não se debruçasse tanto sobre o terramoto em si, mas sobre o impacto cultural que causou mundo fora.
Chama-se “O Dia que Abalou o Pensamento”, estreia na próxima terça-feira, dia 1 de Novembro, no Canal História, e há tantas razões pelas quais gostaria que vissem.
É, de algum modo, a minha primeira longa-metragem (é um documentário de uma hora e meia) e um dos projectos de que mais me orgulho nestes já mais de 20 anos de televisão. Foi a oportunidade única de juntar a profissão no guionismo, a paixão pela história e a formação em filosofia (pai, mãe, o curso sempre serviu para alguma coisa) e reunir especialistas e actores que muito admiro, num objecto que, no fim, é também uma dessas declarações de amor que nós, banais apaixonados por Lisboa, teimamos em fazer-lhe.
Agradeço, adicionalmente, à Raquel e ao Carlo toda a liberdade e confiança que nos deram para trabalhar, mesmo nos casos em que arriscámos opções nada evidentes ou consensuais. Ao Ricardo Figueiredo, nosso realizador, que transformou, com toda a inteligência e bom gosto, palavras e ideias no que importa: a imagem. À Mafalda Quintela, produtora que só não conseguiu a Lua porque, por acaso, não lhe pedimos para lá filmar. À Rafaela Longras a ajuda incansável e todo-terreno nos conteúdos. E a toda a equipa a inexcedível entrega, competência e boa onda, da fotografia ao som, dos adereços aos figurinos, da anotação à maquilhagem.
“O Dia que Abalou o Pensamento”
Terça-feira, 1 de Novembro, Canal História, 22h15 (Hora de Lisboa)
Com: Rui Tavares, Fernando Ribeiro, Nuno Nabais, Patrícia Barbas, Helena Buescu, Rodrigo Moita de Deus, Susana Custódio, António Júlio Trigueiros, Raquel Henriques da Silva; Heitor Lourenço, Tiago Fernandes, Maria João Freitas, João Pedreiro e Pedro André; as perspectivas da Filosofia, da História, da Teologia, da Arquitectura, da Literatura, da Sismologia, da Comunicação e da História da Arte desse dia que mudou o mundo; entrevistas e reconstituições, séculos XVIII e XXI, imagem real e animação, fado e heavy-metal, anjos e Lisboa. E ainda a extraordinária narradora que vos convidamos a descobrir.
Não deverá ficar disponível na net, depois. É mesmo para consumir à maneira antiga: no dia, na TV, ou na box, durante a semana seguinte.
Espero que gostem.
May be an image of 3 people, people standing and brick wall
Like

Comment
Share
0 comments