vinhos do pico

Views: 0

Lançado no Pico o primeiro vinho branco de uvas tintas dos Açores
No passado sábado, na Adega Amaral, na freguesia de Candelária, ilha do Pico, aconteceu a apresentação do primeiro e único vinho branco de uvas tintas, produzido nos Açores, sendo que é um vinho feito com as castas Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignom.
Lucas Lopes Amaral explica ao Jornal do Pico que este vinho “apresenta uma atrativa e muito ligeira tonalidade dourada, um aroma elegante, leves notas a banana e maracujá, e na boca denota uma acidez destacada, boa textura e volume, considerado um terroir único”.
Três castas
“O Tinto é um vinho feito com as castas Merlot, Syrah e Agronómica, apresentando notas de pimentos e tem uma acidez exuberante proveniente dos Açores”, sendo que “apresenta ainda um final de boca intenso e temperado com notas de baunilha e chocolate do estágio de seis meses em aparas de Carvalho Francês e Americano”, explica o produtor.
Lucas Amaral frisou que “o Pico é uma região de vinhos brancos”, na sua opinião, ”esta é uma forma de aproveitar todas as uvas tintas produzidas na ilha”.
2 mil garrafas já vendidas
O jovem empresário, sempre apoiado pela sua família, no que toca a este novo desafio, realça que o que motivou “foi nunca ter sido feito antes, e porque o meu maior objetivo é fazer vinhos novos e que marquem pela diferença”.
“As outras Adegas poderão futuramente também o fazer, contudo, eu fui, com muito orgulho, o primeiro a ter esta iniciativa”, diz com emoção, esclarecendo que “está a correr muito bem, pois a aceitação e as críticas que tenho recebido têm sido excelentes”.
As 2000 garrafas deste néctar dos deuses já estão praticamente todas vendidas.
Neste momento a Adega Vitivinícola Lucas Amaral conta com dois vinhos
Esboçopódio DOP Pico, o Verdelho e o Arinto dos Açores e com três vinhos Cadmar- -Vor IG IG Açores, o Fernão Pires,
e o branco de uvas tintas e o tinto.
Exclusivo Jornal do Pico/ Diário dos Açores
(Diário dos Açores de 24/07/2021)
May be an image of 3 people
4
Like

Comment
Share
0 comments

Mais artigos