vímara peres

Views: 0

🇵🇹
May be an image of monument and sky
VÍMARA PERES
Vímara Peres (séc. IX d.C.), fidalgo galaico-asturiano, pertencia a uma das famílias condais portucalenses. Naquele tempo, dava-se o título de condes àqueles que se destacavam pela sua influência política e guerreira entre a fidalguia. Sucedeu-lhe outro conde, Lucídio Vimaranes (870-922?), reconhecido como seu filho. Daqui se depreende que havia já na altura movimentações sociais e políticas em torno destas terras, no intuito de alcançar uma maior autonomia.
A sua projecção era tal, que já na primeira metade do século X o nome de Portugal (Portucale, Terra Portucalense) abarcava as regiões que vão do Lima ao Vouga.
Depois da queda do império visigótico, a região de Portucale ficou deserta durante mais de um século, tendo-a Vímara Peres repovoado como centro da sua acção. Este aspecto é importante para o futuro ressurgimento da cidade de Portucale e de uma região que, ano após ano, começou a dar os seus primeiros passos em direcção a uma posição política de relevo no futuro.
Nesse sentido, Vímara Peres foi uma personagem histórica pioneira para o que viria a ser o papel futuro desta região. Pode-se dizer que Vímara Peres foi o primeiro caudilho da autonomia das terras de Portucale.
in “HERÓIS E HEROÍNAS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL”, Eduardo Amarante
1 share
Like

Comment
Share