urbano bettencourt na escola da maia

Views: 0

ESCOLA DA MAIA (2)
No meu post de 2 de Março dei conta do meu encontro, em Fevereiro na Escola da Maia, com duas turmas do 5.º ano, que tinham como professores de português os meus colegas Helena Chrystello e

Telmo R. Nunes

. No final da sessão, tínhamos falado na possibilidade de escrever alguma coisa sobre a experiência. Mas chegou o vírus e virou tudo do avesso.

Mesmo assim, no início de Junho, o Telmo enviou-me o texto que o seu 5.º A conseguira levar a bom termo. Deixo-o abaixo, com uma saudação afectuosa aos seus autores nestes tempos estranhos.
……………………………………………………………………….
Encontro com o escritor Urbano Bettencourt
Após termos estudado a entrevista e sua estrutura, surgiu a ideia de entrevistar pessoas importantes. Mas quem? Depois de uma troca de ideias decidimos lançar o desafio a oito escritores açorianos. Da lista de nomes que o nosso professor nos mostrou, escolhemos os escritores: Leonor Sampaio da Silva, Paula de Sousa Lima, Malvina Sousa, Joel Neto, Emanuel Jorge Botelho, João Pedro Porto, Pedro Almeida Maia e Urbano Bettencourt.
Com a ajuda do nosso professor, lemos e analisámos excertos das obras destes autores. Não foi fácil! Alguns poemas e outros trechos foram bem difíceis! Talvez por sermos muito novos.
Lidos os textos partimos para a fase seguinte: fomos pesquisar as bibliografias destes oito escritores. De seguida, realizámos as entrevistas aos mesmos e, concluída esta tarefa, começámos a fazer uns cartazes onde expusemos toda a informação que recolhemos. Cartazes prontos, montámos a exposição dos trabalhos na biblioteca da escola, para que todos os alunos, professores e auxiliares pudessem consultar e conhecer melhor estes escritores e as suas obras mais importantes.
Depois da exposição foi filmado um vídeo de agradecimento aos escritores pela colaboração nesta atividade.
Passados alguns meses, o escritor Urbano Bettencourt veio à nossa escola para conhecer os alunos que tinham trabalhado a sua vida e a sua obra. No dia da visita estávamos nervosos, mas lá conseguimos apresentar vários poemas seus, assim como lhe fizemos várias perguntas, que foram sempre respondidas pelo autor de uma forma clara e simples, para que percebêssemos.
No final, depois dos agradecimentos, o senhor professor Urbano ofereceu a cada aluno que trabalhara os seus poemas um livro seu com uma dedicatória. Ficámos todos muito contentes!
O professor Urbano escreveu um texto sobre a atividade que publicou no seu perfil do Facebook. Nós vimo-lo, porque o nosso professor imprimiu e leu-o nas aulas de Português.
Foi uma atividade muito enriquecedora.
Os alunos do 5.º A da EBI da Maia
Ano letivo 2019/2020
Image may contain: one or more people, people sitting, table and indoor
João Câmara, Fernando Martinho Guimarães and 12 others
3 comments
Like

Comment
Share

Mais artigos