Views: 0
TESTES: TEMOS SOLUÇÃO EM PORTUGAL!
Os leitores perdoar-me-ão se deixar a análise aos números de hoje para segundo plano. Porque venho trazer-lhes uma mensagem de esperança que pode salvar muitas centenas ou milhares de vidas — mas exige acção imediata.
Muitos conhecerão de nome Maria Manuel Mota. Investigadora de primeiro plano mundial na área das Biociências e doenças infecciosas, em particular malária. Directora do Instituto de Medicina Molecular, onde trabalham mais de 600 pessoas. Prémio Pessoa em 2013.
Mais importante do que qualquer elemento curricular, a Maria Mota tem na mão uma chave para o problema da falta de testes COVID em Portugal. Conheço-a há muitos anos, falei com ela há pouco. Aqui segue o relato.
Os testes de detecção ao COVID são fabricados essencialmente por duas empresas, a Roche e a Qiagen. Os kits de teste contemplam duas fases: extracção e amplificação por processo PCR, sendo os reagentes bem conhecidos. O problema, claro, já se sabe qual é: nós não produzimos estes reagentes, fomos ao mercado tarde, já não encontramos à venda e agora estamos a racionar (ou a “racionalizar” – neste momento os malabarismos retóricos são o que menos importa) os poucos que temos e a fazer muito, MUITO menos testes do que devemos. A Alemanha, cuja indústria produz os reagentes necessários, faz 500.000 testes por semana. Portugal esta semana fez 17.000. Tendo em conta que a população alemã é 8 vezes maior, temos um nível de testes que é 20% do alemão.
Que entre a Maria Mota.
Há 17 dias, alertada para o problema por dois médicos de Santa Maria, a Maria Mota colcoua a sua equipa no IMM a desenvolver uma alternativa portuguesa ao kit de teste. Foi, num certo sentido, muito simples: em vez de desenvolver um processo a partir do início, a Maria Mota pegou no protocolo publicado pela OMS e pelo CDC americano para os testes ao COVID e adaptou-o à realidade portuguesa. Identificou os reagentes críticos em falta em Portugal para produzir um teste e concebeu alternativas. A alternativa existe em Portugal; a empresa que a produz, a NZY Tech, pode produzi-los em quantidade virtualmente ilimitada para todos os efeitos práticos.
Neste momento a Maria Mota já dispõe de um kit testado, que funciona perfeitamente na identificação quer de casos positivos quer de casos negativos. Há uma semana contactou a DGS por escrito, não tendo ainda obtido resposta. Felizmente para nós, tem linha aberta para o Ministro da Ciência, Manuel Heitor, que compreende bem a urgência destes tempos, e quedesbloqueou a situação. Obrigado por todos nós, amigo Manuel.
O kit foi testado e está certificado pelo Instituto Ricardo Jorge no sábado passado. Há dois dias foi validado pelo mesmo Instituto. Está pronto a ser aplicado em quantidades virtualmente ilimitadas. As limitações para a Maria Mota não são de número de testes disponíveis: são de mão de obra humana. O seu IMM tem neste momento capacidade para administrar 300 testes por dia, podendo talvez chegar aos 900 a 1000.
Isto são notícias extraordinárias. Temos um teste português, validado e certificado, que pode começar a produção em massa ONTEM. Podemos abrir centros de testes por todos o País e começar finalmente a política de testes massivos e rastreios sistemáticos recomendada pela OMS, que nunca seguimos. De que estamos à espera?
Dizia-me a Maria Mota que cada dia que passa conta. Se tivéssemos começado há uma semana tínhamos salvo muitas vidas. Já não vamos a tempo. Mas vamos a tempo de salvar muitas mais nas semanas que se avizinham e vão ser terríveis.
Ainda vamos a tempo de salvar milhares de vidas (e estou a medir as palavras). Mas temos de agir JÁ.
Senhores do Governo, do Ministério da Saúde, da DGS, de tudo quanto manda neste País: larguem os vossos papéis e agarrem na Maria Mota. Não interessam agora os vossos erros de avaliação do passado: não cometam agora o maior de todos. Dêem à Maria Mota tudo, TUDO o que ela pedir. E peguem nos kits dela, comecem a produção em massa daqui a uma hora, organizem a abertura urgente postos de teste de emergência nos pavilhões multiusos em todos os concelhos daqui a duas horas. Não queiram ser responsáveis por tudo: mobilizem a sociedade civil. Recrutem voluntários para administrar testes e realizar análises laboratoriais (que demoram 4 a 5 horas) entre estudantes de Medicina e Farmácia. Usem os estádios de futebol, os pavilhões desportivos, façam o que quiserem. Organizem, não é para isso que servem os Governos? Mas DESPACHEM-SE! Não é para amanhã, é para ONTEM!
Porque cada dia conta, e cada hora perdida hoje representa mais mortos daqui a 15 dias.
Jorge Buescu, 27/3/2020
Jorge Buescu
Coronavírus: factos a partir de números
Comentários
22 comentários a “ÚLTIMA HORA TESTES: TEMOS SOLUÇÃO EM PORTUGAL!”
Força estou no estrangeiro à 25anos se preciso for vou já para Portugal dar o meu contributo. Como condutor.como estafeta até como arrumador de lixo. Por uma boa causa tudo faço.
UM BEM HAJA A ESTA SENHORA NÓS ESTAMOS COM MEDO DESPACHEM-SE
GOVERNO
O QUE ESPERAM MORRER ALGUEM VOSSO
Nao percam tempo ontem ja era tarde nao queiram que portugal chegue ao que os outros paises chegaram e continuam a chegar. Voces do governo tambem podem morrer ou as vossas familias. Olhem para os portugueses que tanto lutam pela vida e pelos mais idosos que trabalharam uma vida inteira para voces para vos pagarem os ordenados que voces teem e os descontos que quem trabalha faz para voces…..
Bom dia! Se temos a solução! É para avançar! Nós felizmente temos bons crâneos! Infelizmente este país de burocratas retrógrado, nunca os valorizou! Têm que emigrar. Pelo menos neste momento, sejam mais inteligentes!! Nós temos pessoas muito boas na área da investigação! Por favor, dêem-lhe ferramentas para trabalhar!!
uma duvida.sao test para saber se temos virus e nao para curar o virus? certo? se vamos todos fazer o test e dizem positivo….aonde esta a cura? nao entendi o saber que tem positivo muda o planeta.o que precisamos ê saber se ê positivo ou saber cimo curar o vitus? desculpa mas nao entendi
Ben Haja… para ontem, já morreram muitas pessoas, o estado que se deixe de burocracias…
Obrigado a esta enorme e grande investigadora que sempre admirei. Bem haja Por tudo o que já fez e continua a fazer. Que muita gente seja salva e que a nossa vida possa vir a ser normal, sem esquecermos que a partir de agora todos seremos diferentes, mas para melhor. Bem Haja Dra. MARIA Manuel.
E português não tem valor se fosse chinês compravam logo .
A mão de obra está diponivel. Existem centenas de biólogos desempregados em portugal! Estamos disponiveis! Deem nos valor e ponham nos a trabalhar
Uma luz vinda sabe-se lá de onde, iluminou a inteligência desta Senhora , sendo ela já uma uma mente brilhante. Agora é a vez dos responsáveis por estas coisas, em última instância, o Governo Português, de pôr mãos à obra e fazer o que já era tarde para anteontem! Força!
✨✨✨✨✨
Sem dúvida que está senhora foi usada por Deus por isso aproveitem esta grande oportunidade e que Deus abençoe ricamente.
Se a sra. Maria Mota tem a solução para a deteção da contaminação pelo Covi.19, agarrem a formula e avancem o mais rápido possível, salvando muitas vidas.
Abraço
Na sequência de pesquisas li esta informação, que considero extremamente útil.
Veiculada pela s.ra Maria Mota
Temos investigadores muito bons em várias áreas das ciências, aproveitem a sua sabedoria e deixem-nos ajudar a salvar vidas que é para isso que eles estudaram, é esse o propósito de qualquer investigador.
Se é verdade de que estão a espera os nossos governantes? Porque não se divulga nos media. Será que é por ser caseiro? Seria uma ótima oportunidade para calar os holandeses…
Ainda bem que temos em Portugal pessoas capazes…
Mas tenho uma dúvida pertinente :
O kit identifica pessoas infectadas ou também as cura?
Acho que é necessário pensar um pouco antes de publicar.
Pois.e as negociatas da DGS, MS etc
Não há tempo a perder , despachem-se , Senhores do Governo ajam depressa , o momento é grave !!! o nosso grande obrigados a essa Grande SENHORA , como atrás li , ontem já era tarde , sejam RÀPIDOOOOOOOOOOOOOOOS
Se
Parece que algumas pessoas aí da não perceberam que testar serve para saber quem está infectado e a partirá daí, udalar essa pessoa (e contactos estabelecidos) para impedir mais contágios…isto é extremamente importante, porque pela informação disponível existem muitas pessoas assintomáticas, mas que são potenciais contagiadoras…
Espero ter ajudado a perceber o porquê de fazer testes muitos e depressa!
Cumprimentos e muita saúde!