telmo nunes sobre nuno costa santos

Views: 0

«COMO UM MARINHEIRO EU PARTIREI – UMA VIAGEM COM JACQUES BREL»
Uma viagem aos últimos anos de vida de Brel, à sua passagem pela Horta, à fuga aos holofotes e a tudo o que de mais pernicioso a fama pode transportar: eis o primeiro ancoradouro e talvez o mais evidente dos vários que compõem este livro. Todavia, a riqueza literária não se esgota e vai robustecendo, à medida que se desenham outras escalas, sobretudo aquela que decorre num mapa interior, a viagem ao íntimo, até ao quadrante mais pessoal e mais oculto do narrador e para o qual nenhum azimute o poderá carrear. Neste âmbito e num registo emocionado, somos levados a recordar que escolher é deixar de fora, e que optar, para além de um risco, implica sempre uma perda.
Este é um livro de exceção, que merece ser amplamente lido pelas mais variadas geografias, mas particularmente nos Açores e pelos açorianos, já que é narrado um naco de história que, possivelmente, será desconhecido da maior parte das pessoas. Ademais, representa uma viagem emocionante que resulta de uma forma de estar e de “viver perigosamente”. É preciso ir ler, “é preciso ir ver”.
Nuno Costa Santos, «Como Um Marinheiro Eu Partirei – Uma Viagem Com Jacques Brel», Penguin, 2023
May be an image of text that says "Nuno Costa Santos COMO UM MARINHEIRO EU PARTIREI UMA VIAGEM COM JACQUES BREL ELSINORE"
Like

Comment
Share