SERÁ UMA ARQUITETURA TROGLODITA NUM COMPLEXO SUBTERRÂNEO EXTENSO NA ILHA DE SÃO MIGUEL?

Views: 0

Félix Rodrigues and Eduardo JB Almeida shared a post.

 

6,049 Views

Olhar Povoacense is with Mario Jorge Costa and Félix Rodrigues at Ilha de S. Miguel – Açores.

SERÁ UMA ARQUITETURA TROGLODITA NUM COMPLEXO SUBTERRÂNEO EXTENSO NA ILHA DE SÃO MIGUEL?

Foi encontrado na ilha de São Miguel um complexo subterrâneo enigmático com extensos corredores e um número elevado de câmaras/salas. Trata-se na verdade de um sistema inteiramente escavado por mão humana, como se percebe pelas marcas de ferramentas visíveis nas paredes, cuja função e cronologia não é clara. À partida poderá ter sido utilizado/reutilizado com fins pouco óbvios em termos históricos ou etnográficos, constituindo-se um património único nos Açores.

As hipóteses de partida para uma explicação histórico/científica entronca na possibilidade de trogloditismo.

O trogloditismo tem a ver com a prática de habitar cavidades ou grutas. Neste caso não se encontram registos sobre esse assunto, o que implica que é preciso responder cabalmente às perguntas: Quem?, Quando?, Como? e Porquê?

A arquitetura troglodita desse complexo ou galerias é especializada, pelo que necessita de estudos aprofundados. A sua visitação e preservação passa pelo estabelecimento de uma rígida política de visitantes a par de uma profunda investigação científica.

Outras questões se levantam, em torno desta sinalização, são do tipo: Quais são as diferença de função entre suas várias salas/câmaras subterrâneas?.

Noutros locais do mundo, com estruturas semelhantes, os cientistas debatem-se com questões relacionadas com a sua cronologia e com a necessidade de comparação com estruturas da mesma tipologia ou tipologia diferente. No caso em apreço, independentemente da cronologia, esse complexo subterrâneo construído é uma raridade.

Povoação, sábado, 31 de agosto de 2019.

  • Este vídeo mostra um conjunto de túneis subterrâneos na ilha de São Miguel, alegadamente modernos, mas profundamente semelhantes àqueles que têm vindo a ser descobertos desde a Escócia ao Mediterrâneo. É verdade que existem sósias de algumas pessoas, mas o seu encontro é deveras incomum.
    Quando me refiro a túneis, não me refiro a cavidades vulcânicas ou grutas naturais: Estes são feitos pelo homem.
    Dava jeito que qualquer teoria interpretativa que aqui deixassem fosse acompanhada da respetiva referência à obra que a sustenta, pois caso contrário leva muito tempo a tentar encontrar e a verificar tudo o que se possa alegar sobre o assunto.

    https://www.facebook.com/968194209862028/videos/373592836890055/