Views: 0
Félix Rodrigues and Eduardo JB Almeida shared a post.
Olhar Povoacense is with Mario Jorge Costa and Félix Rodrigues at Ilha de S. Miguel – Açores.
SERÁ UMA ARQUITETURA TROGLODITA NUM COMPLEXO SUBTERRÂNEO EXTENSO NA ILHA DE SÃO MIGUEL?
Foi encontrado na ilha de São Miguel um complexo subterrâneo enigmático com extensos corredores e um número elevado de câmaras/salas. Trata-se na verdade de um sistema inteiramente escavado por mão humana, como se percebe pelas marcas de ferramentas visíveis nas paredes, cuja função e cronologia não é clara. À partida poderá ter sido utilizado/reutilizado com fins pouco óbvios em termos históricos ou etnográficos, constituindo-se um património único nos Açores.
As hipóteses de partida para uma explicação histórico/científica entronca na possibilidade de trogloditismo.
O trogloditismo tem a ver com a prática de habitar cavidades ou grutas. Neste caso não se encontram registos sobre esse assunto, o que implica que é preciso responder cabalmente às perguntas: Quem?, Quando?, Como? e Porquê?
A arquitetura troglodita desse complexo ou galerias é especializada, pelo que necessita de estudos aprofundados. A sua visitação e preservação passa pelo estabelecimento de uma rígida política de visitantes a par de uma profunda investigação científica.
Outras questões se levantam, em torno desta sinalização, são do tipo: Quais são as diferença de função entre suas várias salas/câmaras subterrâneas?.
Noutros locais do mundo, com estruturas semelhantes, os cientistas debatem-se com questões relacionadas com a sua cronologia e com a necessidade de comparação com estruturas da mesma tipologia ou tipologia diferente. No caso em apreço, independentemente da cronologia, esse complexo subterrâneo construído é uma raridade.
Povoação, sábado, 31 de agosto de 2019.
Este vídeo mostra um conjunto de túneis subterrâneos na ilha de São Miguel, alegadamente modernos, mas profundamente semelhantes àqueles que têm vindo a ser descobertos desde a Escócia ao Mediterrâneo. É verdade que existem sósias de algumas pessoas, mas o seu encontro é deveras incomum.
Quando me refiro a túneis, não me refiro a cavidades vulcânicas ou grutas naturais: Estes são feitos pelo homem.
Dava jeito que qualquer teoria interpretativa que aqui deixassem fosse acompanhada da respetiva referência à obra que a sustenta, pois caso contrário leva muito tempo a tentar encontrar e a verificar tudo o que se possa alegar sobre o assunto.https://www.facebook.com/968194209862028/videos/373592836890055/