Views: 0
Sem comentário
0:06 / 0:59
nntog2riS6ooSt Auoapgocuulst aitn 15:sndo4mred6
ATUALIZAÇÃO
Obrigada a todos os que partilharam o video!
Hoje o Sr. Joaquim já não precisou apanhar o autocarro para se deslocar ao Centro de Saúde de Paranhos, hoje já teve direito a curativos em casa!
Enquanto sociedade é fácil criticar ou virar a cara para o lado perante uma situação de desespero alheia.
Contudo, felizmente, também a solidariedade, a generosidade, e a União abundam, que foi o que eu pude verificar com a partilha do video.
Seria muito mais fácil, e até menos penoso para mim, apresentar uma reclamação junto de numerosas entidades, em vez de fazer um video.
Contudo, isso implicava tempo, e hoje o dia do Sr. Joaquim seria apanhar o autocarro e deslocar-se ao Centro de Saúde de Paranhos, com todo o sofrimento que isso lhe iria trazer.
Sofrimento que não era meu, mas seria impossível não me compadecer, do sofrimento de um senhor de 82 anos, perante a indiferença do sistema.
E sim, a indiferença esteve presente nesse dia, nas inúmeras funcionárias que o viram sair dos curativos agarrado às paredes, completamente sózinho e a chorar de dor!!
Nenhuma funcionária o acompanhou, nem lhe facultou uma cadeira de rodas, seria o mínimo…mas afinal ele tinha elevador!
Usei as redes sociais sim…e voltava a usar…porque hoje o Sr. Joaquim teve os curativos em casa…hoje o Sr. Joaquim não sentiu o peso do abandono do sistema.
Devido ao video o Sr. Joaquim sentiu o carinho dos profissionais de saúde que se voluntariaram para lhe fazer os curativos, e do Senhor que até se ofereceu para lhe pagar os curativos por meio de uma clínica privada.
Hoje, se calhar muitos “Joaquins” viram a sua situação revista.
O Sr. Joaquim teve um direito negado, que hoje lhe foi devolvido, e finalmente, o Sr. Joaquim não precisou de chorar de sofrimento.
Infelizmente os mais frágeis ainda estão desprotegidos….e a culpa é de todos!
Obrigada a todos os que compreenderam e deram o seu contributo!
‐———————-‐—————————————
Encontrei o Sr. Joaquim no Centro de Saúde de Paranhos, que de modo algum é representativo dos Centros de Saúde em Portugal. Tenho de ser justa e usar como exemplo o meu Centro de Saúde, o de Valadares, em Vila Nova de Gaia, que sem dúvida é um bom exemplo, com excelentes profissionais e que em nada se parece com o de Paranhos!
Em Paranhos é o oposto, tem de se vir 2 e 3 vezes resolver o problema que deveria ter ficado resolvido da primeira vez, qualquer informação que se pede, antes de dizermos o que é dizem logo que não é com elas (e depois de insistirmos firmemente verifica-se que é) , é um infinito de coisas que não funcionam e estão erradas!
O que eu não estava preparada para ver, era um senhor de 82 anos, o Sr. Joaquim Ferreira, num profundo sofrimento porque no Centro de Saúde de Paranhos não lhe arranjam a fazer os curativos em casa…assim não se importam de expôr o senhor ao risco de apanhar Covid 19 , nem se importam com o sofrimento do senhor que nem pode andar com as dores!!!!
Filmei apenas um pouco por respeito à dignidade do senhor Joaquim, que me autorizou a publicar a filmagem com o objectivo de chegar a quem de direito para POR FAVOR resolverem o problema dele!!!
Ele só pede que tenham o bom senso de lhe fazer os curativos em casa!!!
Já que o Centro de Saúde de Paranhos não resolve o problema porque diz (pasmem-se!!!) que o Senhor tem elevador à disposição, outro centro de Saúde ou alguém com o minímo de bom senso por favor ajudem!
Ver ao vivo este senhor a chorar em desespero, deve ser uma vergonha para todos, e no Centro de Saúde de Paranhos ninguém se compadeceu!! Que sociedade é esta em que um Senhor de 82 anos pede que o filmem para ver se alguém o AJUDA!
Comments
People you may know