SANTA MARIA GASTRONOMIA

Views: 0

O projeto TASTE volta a Santa Maria para conversar novamente com João Santos, diretor do Museu de Santa Maria, para falar sobre a História da alimentação da ilha de Santa Maria.
“Do trigo, a nível de cereal, é utilizado praticamente desde os inícios do povoamento até meados do século XX quando se dá, digamos, a sua extinção não extinção do cultivo em si, mas porque as pessoas deixam de o cultivar e tornam todos esses terrenos em pastagens. Mas o trigo, por exemplo, é utilizado para fazer o bolo da cozedeira ou também chamado bolo da Sertã, entrava para a confeção do pão da mesa, para as sopas do Espírito Santo, entrava para todas as outras funções relacionadas com o Espírito Santo, as roscas, a massa sovada, o pão da mesa. Portanto, foi o cereal mais predominante a nível da ilha de Santa Maria.”, conta-nos João Santos.
O TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA – Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico e pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores e Câmara Municipal de Vila do Porto.
Veja o episódio completo em: https://www.youtube.com/watch?v=dlL9a15RhxE
#TASTE. Episódio 99. Notas para o estudo da história da alimentação na ilha de S. Maria.
YOUTUBE.COM
#TASTE. Episódio 99. Notas para o estudo da história da alimentação na ilha de S. Maria.
Na nossa passagem por S. Maria aproveitamos para conversar com João Santos, diretor do Museu de Santa Maria, para falarmos de alguma da investigação que esta…
1 comment
1 share
Like

Comment
Share
1 comment
All comments