Views: 0
Mais 165 beneficiários do Rendimento Social de Inserção em 4 meses
Nos 4 meses relativos à pandemia – Março, Abril, Maio e Junho – o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) aumentou em mais 165 pessoas na região.
De acordo com os últimos dados relativos a Junho, são agora 15.374 beneficiários açorianos a receber o RSI, quando no final de Fevereiro eram 15.209 beneficiários.
Mesmo assim são menos 755 do que em Junho do ano passado.
O primeiro mês do ano começou com 15.244 beneficiários, descendo para 15.209 no mês seguinte, mas depois o crescimento não parou, com 15.249 em Março, 15.315 em Abril, 15.327 em Maio e agora mais 47 em Junho.
A procura crescente deverá estar relacionada com as famílias em dificuldades durante esta pandemia.
Em termos relativos, os Açores continuam a ser a região do país com o maior número de famílias e beneficiários no RSI.
Mais fácil pedir RSI
A declaração na hora da Segurança Social será estendida ao abono de família, rendimento social de inserção, subsídio de desemprego e subsídio social de desemprego. Além disso, o âmbito do IRS e do IVA automáticos será alargado com o novo simplex 20-21 lançado pelo governo da República.
Tanto o cidadão como as entidades económicas poderão pedir estes documentos, evitando deslocações ao atendimento presencial no caso do abono de família para crianças e jovens, rendimento social de inserção, subsídio de desemprego e subsídio social de desemprego, de acordo com os dados enviados pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP).
