Views: 0
Equipa de resgate apoiou alpinistas desaparecidos na montanha
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), através da equipa de resgate dos Bombeiros Voluntários da Madalena, apoiou na passada terça-feira um grupo de alpinistas que se encontrava desaparecido há mais de 24 horas na montanha do Pico.
As cinco pessoas que tinham subido no dia anterior, acompanhadas de guia, para uma pernoita, ficaram sem comunicações GPS e sem possibilidade de serem contactados no interior da cratera por falta de rede.
Após várias tentativas de contacto a partir da Casa da Montanha, e com o agravamento das condições climatéricas, o SRPCBA decidiu ativar a equipa de resgate para uma operação de busca. A equipa foi composta por 14 elementos, mas apenas dois avançaram de imediato para a montanha com o intuito de proceder a um reconhecimento rápido de localização do grupo. A meio da operação os alpinistas comunicaram a sua localização, tendo o grupo sido encontrado a descer junto ao poste 37, em condições muito difíceis, debatendo-se com muito frio, chuva, gelo e nevoeiro. Alguns dos elementos evidenciavam inclusivamente dificuldades na descida e sinais de hipotermia.
José Silva, presidente da Associação de Guias da Montanha, lembra a importância dos grupos serem acompanhados por guias, sublinhando que é preciso ter em atenção, durante a programação da subida, a salvaguarda de condições atmosféricas adequadas.
(Ilha Maior de 19/05/2022)

7 comments
1 share
Like
Comment
Share
7 comments
Top comments
- José Artur Jácome CorrêaNão faltará muito,para que a Montanha Maravilhosa do Pico, fique Toda espatifada!!Depois, haverá choros e ranger de dentes.Aliás,, como em todos os Açores. Caso não se tomem,de imediato, as medidas que se impõem.
- Like
- Reply
- Share
- 18 m
1 replyView 2 more comments