RAINHA VIRGEM COM UM FILHO

Views: 0

Image may contain: 1 person, standing
Renato Camacho to Torre do Tombo

A RAINHA QUE DIZIA SER VIRGEM, MAS JÁ TINHA UM FILHO
Uma mulher ambiciosa e um Rei sem escrúpulos e dá nisto… a futura Rainha dizia ser virgem para poder casar com o Rei mas afinal… já tinha um filho.
Senhora de grande formosura, despertou amor no rei e ódio no povo. Mas se a ambição de Leonor Teles alcançou o trono, na história ficou como uma das piores rainhas de Portugal. Com ela no poder, o reino esteve em risco de perder a independência. No início de 1372 corria em Lisboa o rumor de que o rei D. Fernando podia em breve desposar a dama a quem chamavam barregã, aleivosa e adúltera. A jovem, nascida na região de Trás-os-Montes, tinha sangue nobre mas não correspondia ao modelo de rainha virgem que o povo se habituara a ver no trono.
Leonor Teles era já casada e tinha um filho quando conheceu o monarca apelidado de Formoso e começou a partilhar o leito real. Apesar de saber da importância do matrimónio na frágil relação com Castela, D. Fernando, que tinha compromisso ajustado com uma infanta do reino vizinho, preferiu o coração aos interesses políticos. Para a arraia-miúda e alguma burguesia, o rei não resistira aos jogos de sedução da bela e ambiciosa fidalga do norte.
Para anular o casamento com o seu primeiro marido e poder casar com o Rei D. Fernando, D. Leonor Teles alega perante o Papa que o marido é impotente. O Rei D. Fernando corrobora a versão e chega mesmo a dizer que D. Leonor Teles é virgem, o que constitui uma prova das suas acusações contra o esposo. Tal facto é deveras curioso dado que, a futura Rainha, já tinha um filho do homem que ela dizia agora ser impotente.
VORTEXMAG.NET