RACISMO, O TRIUNFO DO ÓDIO

Views: 0

Image may contain: 2 people
Jorge Bettencourt

O TRIUNFO DO ÓDIO

Numa reportagem da TVI, uma mulher a residir em Portugal afirmava que o seu maior problema é notar uma certa mudança de atitude em relação aos estrangeiros que aqui vivem. Deu como exemplo ouvir alguém dizer-lhe “volta para o teu país” e acrescentou: – Eu vivo aqui há 13 anos e nunca vi essa atitude, mas nos últimos dois anos tenho visto mais isso. E estou chocada, nunca tinha tido essa experiência antes.

Quem assim falava não era uma negra guineense da Amadora. Era uma cientista bioquímica britânica branca que ouviu o vergonhoso “volta para o teu país” quando fazia surf numa praia da linha de Cascais. E que “sendo europeia, não costumava passar por isso, nunca tinha passado por isso antes!”

Eu não estou chocado porque quem anda na rua, quem vai aos supermercados, quem entra nos cafés, quem visita as redes sociais, sabe que as bocas xenófobas e racistas, os elogios ao tempo do Salazar, as proclamações politicamente incorrectas e antidemocráticas são comportamentos cada vez normais e frequentes entre os portugueses. Sabe que o Ventura e quejandos são apenas oportunistas a aproveitar a ignorância, a boçalidade, a mediocridade de uma população cada vez mais inculta e embrutecida.

Estou somente triste por ver os portugueses cada vez mais iguais aos piores deste mundo.