Views: 0
Ouça a reportagem e leia em http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=778552&tm=7&layout=123&visual=61
Crianças castigadas no Luxemburgo por falarem português durante as aulas
RDP Internacional31 Out, 2014, 17:46 / atualizado em 31 Out, 2014, 22:54
Um caso revelado e explicado à RDP Internacional pela Confederação das Comunidades Portuguesas e pela Coordenação do Ensino de Português no Luxemburgo.
As queixas que chegaram à Confederação das Comunidades Portuguesas e à Coordenação do Ensino de Português no Luxemburgo denunciam casos concretos na comuna de Esch e em Rodange.
Em Esch, um ATL e uma creche proíbiram mesmo os educadores, auxiliares e alunos de falarem em língua portuguesa, de forma a que o luxemburguês possa ser aprendido em pleno.
Para quem não respeitar estas ordens, os estabelecimentos definiram um conjunto de castigos que incluem a separação de crianças que falem português entre si, o isolamento numa mesa à parte dos colegas, e a obrigação de ficarem sentadas durante vários minutos.
Mas os casos de punição de crianças estão espalhados por todo o país, em várias escolas e ciclos de ensino, segundo as denúncias.
Para tentar resolver a situação, a Confederação das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo já iniciou contactos com diversos ministérios no Luxemburgo e em Portugal. A Coordenação do Ensino de Português no Grão Ducado também já contactou o ministério da Educação luxemburguês.
José Coimbra de Matos, responsável pela Confederação das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo, explicou o caso à RDP Internacional.
A Secretaria de Estado das Comunidades está a acompanhar a situação através da Embaixada portuguesa no Luxemburgo.
__.,.___