Views: 0
Presença Humana nos Açores anterior aos Descobrimentos Portugueses
Decorreu ontem, pelas 20:30, na Biblioteca Pública de Vila do Porto, uma conferência pelo Professor Doutor Félix Rodrigues, da Universidade dos Açores subordinada ao tema “Presença Humana nos Açores anterior aos Descobrimentos Portugueses”.
Gostei. O orador é excelente e tenta trazer ao nosso conhecimento o passado dos Açores, aquele período extremamente longo antes de terem sido “descobertos” pelos portugueses. Tira partido de vestígios de construções muito anteriores a esse descobrimento que podem ser vistas pelas diversas ilhas. Algumas, das mais recentes, com cerca de 1200 anos, não parece serem aceites pelos atuais estudiosos que não estão interessados em rever a História. Por isso faltam a Félix Rodrigues os créditos que levem à aceitação dessa realidade pelas diversas instituições.
Eu acredito piamente nas teorias de Félix Rodrigues. E é impensável que uma região por onde passam as correntes do Golfo do México nunca tivesse sido pisada, involuntariamente, por mais ninguém, ao longo dos milénios.
“A Primeira Aldeia Global-Como Portugal Mudou o Mundo”, é um livro de Martin Page, um escitor inglês já falecido. Li-o já há alguns anos e acho que foi a única história de Portugal que me situou no contexto universal. Aí o escritor desfaz alguns mitos, quase todos criados pelo Estado Novo, que ainda estão na moda. Até mesmo a Escola Náutica de Sagres, que não deixou nenhum vestígio sólido, supõe-se ter sido uma criação do Estado Novo. Mas foi essa mesma história, toda muito bem arquitetada, que valeu e continua a fazer o seu caminho.
Luís Botelho, Rosélio Reis and 26 others
6 comments
Like
Comment
Share