PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA

Views: 0

PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA
O Nobel de Medicina 2023 (podia ter sido o da química) foi atribuído à bioquímica @Katalin Karikó (húngara) de 68 anos e ao médico Drew Weussnab (americano), de 64 anos, pela investigação biotecnológica que permitiu a criação de vacinas contra Covid 19 da Pfizer e da Moderna e que permitiru salvar muitas vidas.
Recorde-se que, mas nossas células, a informação genética, que está codificada no ADN, é transferida para o ARNm (ácido desoxirribonucleico mensageiro) que é um material genético-padrão para a produção de proteínas e que tem a função de “dar instruções” às células para que elas possam agir.
Os investigadores descobriram que células dendríticas, in vitro, reconheciam o ARNm de substâncias externas, o que levava à ativação e libertação de moléculas de sinalização inflamatória. Tendo em conta esta observação, Karikó e Weissman testaram várias cadeias de ARNm – cada uma com alterações químicas únicas na sua base”- para perceber o efeito nas células. O processo subsequente consistiu em fazer alterações nos nucleósidos que permitiram desenvolver as vacinas de ARN mensageiro. Estas descobertas alteraram o conhecimento sobre a forma como o ARNm interage com o sistema imunitário.
Esta investigação e descoberta foi publicada em 2005, 15 anos antes da pandemia.
Karikó nasceu na Hungria em 1955 e especializou-se em bioquímica. Trabalha na farmacêutica BioNTech e é professora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. No início dos anos 90, quando era professora assistente na Universidade da Pensilvânia, manteve-se fiel à sua visão de utilizar o ARNm como terapêutica, apesar de ter encontrado dificuldades em convencer os financiadores da investigação da importância do seu projeto.
Weissman também trabalha na Universidade da Pensilvânia. Natural dos EUA, estudou imunologia e microbiologia durante a formação.
Fotografia da Getty Images
May be an image of 2 people
All reactions:

5

1 comment
1 share
Like

 

Comment
Share

Gracinda Candeias

Fantástica explicação Manela! E parabéns para os premiados!
  • Like

     

  • Reply
  • Edited

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.