Pode-se afirmar com segurança que continuamos a diminuir a taxa de infetados

Views: 0

O nosso país atingiu hoje o número de 6408 infectados por Covid-19. Pode-se afirmar com segurança que continuamos a diminuir a taxa de infectados.
De ontem para hoje evitamos mais de 918 casos de novas infeções, número esse que é muito superior ao número de novos casos que apareceram (446) e que se propagariam na comunidade como um rastilho de pólvora. Tivemos uma redução brusca.
O confinamento social está de facto a reduzir muito a epidemia. Se a tendência se mantiver, reduzimos mais uma vez o pico da infeção nacional. Isso é a boa notícia. Mas nem tudo são boas notícias.
Se estamos a reduzir a infeção pelo isolamento social, poderia implicar que também estavamos a reduzir na mesma taxa a mortalidade. Até agora estivemos a fazê-lo, mas hoje aumentá-mo-la relativamente ao esperado, ou seja tivemos 21 mortos de ontem para hoje, mais 7 mortos do que o esperado. Significa isso que não estamos a proteger do mesmo modo a nossa população vulnerável como estamos a proteger-nos a nós.
A epidemia continuará a crescer e o número de mortos também. Estamos a crescer a uma velocidade que é apenas 9,2% da velocidade da Itália, ou seja, estamos cada vez mais afastados do cenário italiano.
O gráfico seguinte traduz a relação entre o crescimento em Portugal e o crescimento em Itália.

No photo description available.