Views: 0
Edifício da antiga Escola Gaspar Frutuoso
Não me apraz divulgar a imundície e a ruína. A minha única e exclusiva motivação é o fato de ter feito neste edifício o meu (Ciclo Preparatório) 2º ciclo do ensino básico. E sobretudo as boas memórias, as amizades que ainda perduram, destes tempos de final de infância. As viagens de meia hora em autocarro público para o centro da Ribeira Grande. Seguidas de uma caminhada, a pé, até ao mítico Largo das Freiras.
Apesar de votada ao abandono desde 2016, subsistem nesta mesma fachada duas placas identificativas da antiga unidade de ensino, bem como uma porta monumental e outros vestígios arquitetónicos de uma antiga ermida. Cuja construção remonta, segundo o Inventário do Património Imóvel dos Açores, aos séculos XV/XVII.
Aproveitando o rescaldo das comemorações dos 500 anos, do nascimento, de Gaspar Frutuoso. Convinha agir/refletir sobre a limpeza e adaptação a novas funções desta antiga escola. Devolvendo a dignidade a este imóvel que acolheu inúmeras gerações de alunos de todo o concelho da Ribeira Grande.
5 comments
Like
Comment
View more comments
- Like
- Reply