OS SLOTS DA TAP

Views: 0

13tSponossodredhim
SLOTS
Diz-se por aí que a TAP vai ceder alguns dos “slots” que detém no aeroporto de Lisboa.
Sabe-se que a Alitalia vai encerrar a 15 de Outubro ao fim de 75 anos de operação. No dia 16 começa a operar a ITA, Italia Transporto Aereo, com menos aviões e menos pessoal. Irá utilizar 85% dos “slots” que a Alitalia detém em Milão e 43% dos que dispõe em Roma. Alguém irá comprar os que sobram.
Mas o que é isso de SLOT, parte tão importante do património de qualquer companhia aérea?
Muito simples. Um SLOT representa o direito que uma companhia de aviação tem de aterrar e descolar de um aeroporto a um determinado dia e uma determinada hora. Simultaneamente tem direito a usar uma posição de estacionamento para o avião, portas de embarque/desembarque e todos os serviços do aeroporto.
Estes slots são pagos às entidades que administram os aeroportos e os preços variam consoante a hora do dia (ou noite) a que são utilizados. Relativamente baratos de madrugada ou durante a noite (quando possível), mais caros de manhã e de tarde. Podem ser negociados entre as companhias de aviação e por vezes atingem valores astronómicos. O record pertence a um slot de Londres Heathrow que a Air France vendeu à Oman Airlines pela módica quantia de 75 milhões de dólares. Nada mau.
Se as companhias não utilizarem pelos menos 80% dos slots que lhes foram atribuídos para um determinado aeroporto, perdem esse direito e os slots são novamente negociados.
Existe um outro tipo de slots, que são aqueles que o Controle de Tráfego Aéreo concede para que um avião possa voar num determinado corredor aéreo. Falaremos desses mais tarde.
May be an image of aeroplane
99 shares
Like

Comment
Share

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.