os bufos e a psp voltam a entrar na universidade

Views: 0

Ipsis verbis.
Que tempos estes de bufismo e perseguição.😩😣😭

Image may contain: one or more people, people standing and outdoor, text that says "A POLÍCIA NO TÉCNICO"
Miguel Pinto Luz

Durante o meu tempo de estudante universitário, não me lembro de alguma vez ver uma força policial nas instalações da Universidade. A razão era simples, só poderiam entrar com ordem expressa da Reitoria por forma a não mais permitir e nunca esquecer os abusos e a repressão levadas a cabo nas décadas de 60 e 70 sobre os alunos universitários. Na época a polícia e a PIDE foram constante nas Universidades, estudantes foram expulsos, presos e até mortos, mas nem assim, nunca a luta estudantil esmoreceu.
Era para mim motivo de orgulho estudar onde tão corajosos colegas tinham lutado pela nossa liberdade.
Ainda assim nunca senti que a Universidade fosse “terra sem lei”, pelo contrário era zona de liberdade conquistada no passado e honrada e praticada no presente.
Recentemente e pelas piores razões lembrei-me destes ensinamentos de estudante.
O meu amigo João Pedro Costa estava a lecionar, na faculdade de arquitetura, quando a PSP interrompe a sua aula para o autuar por não estar a utilizar máscara de proteção. O facto de aula só ter 20 pessoas presenciais e de os alunos estarem a mais de 5 metros do professor, não foi atenuante. Houve uma denúncia anónima, houve um bufo. Esperei uma semana por reacções. Nada. O Reitor calou e nada disse sobre o assunto. A esquerda “dona” de abril também não. E eu estranho tudo isto, ou não, afinal o João é militante do PSD.
Vivemos tempos diferentes, vivemos tempos de medo. Mas não podemos esquecer a nossa história, os nossos valores e deixar de ter bom-senso.

Comments
Write a comment…