óleo de fígado de bacalhau, agora contra a covid

Views: 0

Sobretudo os mais “antigos” lembram-se ainda bem das colheradas que nos enfiavam pela goela abaixo, na escola primária, em fila indiana, sem apelo nem agravo.
E a coisa continuava em casa, ano após ano.
Deve ser por isso, mais a vacina de “cavalo” que levavamos na tropa, que nada nos pegava em matéria de gripes e constipações.
Eis senão, agora em capsulas, muito mais pacífico de engolir, parece que o tratamento poderá regressar.
Grande produtor de peixes, a Noruega decidiu testar a hipótese de que o óleo de fígado de bacalhau teria efeitos benéficos contra a Covid-19. Na terça-feira, 10 de Novembro, o Hospital Universitário de Oslo anunciou que estava procurando 70 mil voluntários para realizar um dos maiores estudos clínicos já organizados neste reino de 5,5 milhões de habitantes. O objectivo é determinar se o óleo de fígado de bacalhau – e a vitamina D que ele contém – podem ter propriedades profiláticas contra a SARS-CoV-2.
O projecto é tudo o que é mais sério. Baseia-se nas descobertas feitas como parte do “Koronastudie”. Já em março, pesquisadores do Hospital Universitário de Oslo pediram aos noruegueses que participassem de um grande estudo, com o objetivo de avaliar os fatores de risco para o novo coronavírus. Cerca de 150.000 pessoas, incluindo 2.000 com teste positivo, responderam a um questionário detalhado sobre seus hábitos online.
A análise das respostas mostra que os consumidores regulares de óleo de fígado de bacalhau são infectados com menos frequência e, quando infectados, ficam menos gravemente doentes do que outros. “A diferença não é astronômica, mas significativa o suficiente para que possamos ver mais de perto”, observa Arne Soraas, médico e pesquisador do departamento de microbiologia do Hospital Universitário de Oslo.
Covid-19 : la Norvège se penche sur l’huile de foie de morue
LEMONDE.FR
Covid-19 : la Norvège se penche sur l’huile de foie de morue
Des chercheurs norvégiens ont lancé une étude clinique pour déterminer si l’huile, et sa vitamine D qui prévient les infections respiratoires, a des effets prophylactiques contre le SARS-CoV-2.
You and 1 other