Views: 0
MAIS UMA OBRA DE ÁLAMO DE OLIVEIRA.



“O SÁBIO DA MIRAGAIA”
Novo livro de @Álamo de Oliveira no qual o movimento popular “Justiça da Noite” (movimento que esteve ativo no meio rural terceirense até ao início da 2ª metade do séc. XX) assume um papel fulcral. A edição é da Companhia das Ilhas. O enredo da história, que inclui um advogado e uma velha, vai até ao sismo de 1980. Álamo de Oliveira tem cerca de 50 livros publicados.
O autor é natural do Raminho, Terceira e o seu nome completo é José Henrique Álamo de Oliveira. Fez o curso de Filosofia no Seminário de Angra. Venceu os prémios literários Maré Viva da Câmara Municipal do Seixal e, em 1999, o prémio Almeida Garrett. Para além da escrita sempre trabalhou em atividades ligadas à cultura. É sócio fundador do grupo de teatro Alpendre onde foi diretor artístico e encenador. Tem parte da sua obra traduzida em várias línguas. Em 2002 o Portuguese Studies Program, da Universidade da Califórnia em Berkeley, convidou-o para lecionar, na qualidade de escritor do semestre, a sua própria obra, aos estudantes de Língua Portuguesa – sendo o primeiro português a receber tal distinção.
No seu livro “Telas e Cores faz uma análise de pintores açorianos e não só, desde @António Dacosta a Rui Melo.
Em 29 de setembro de 2020 a RTP Açores, através do jornalista @Armando Mendes, fez um documentário sobre o percurso do escritor. Também em 2020 a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, da Terceira, comemorou os seus 75 anos com a exposição: ‘O meu coração é assim – 75 anos de Álamo de Oliveira’.
© RTP; Youtube
Publicamos aqui um retrato de Álamo de Oliveira feito pelo pintor @Rui Melo.
Like
Comment
Share