blogue.lusofonias.net

blogue de tudo e nada para mentes pensantes

blogue.lusofonias.net

o império russo da Isabel Dosovna Kukaeva. (ex-Isabel dos Santos)

Views: 0

O império russo de Isabel Dosovna Kukaeva.

Isabel dos Santos passou a ser Isabel Dosovna Kukaeva. Cidadã russa, detém uma rede de sociedades offshore, contas em vários bancos, é uma ‘trader’ de petróleo e lidera a venda de bilhetes na Rússia.

Isabel dos Santos, filha do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, passou a ser Isabel Dosovna Kukaeva, cidadã russa, com passaporte russo, num processo diretamente acompanhado pelo presidente Vladimir Putin.

Contactada pelo Jornal Económico (JE), Isabel dos Santos foi confrontada com esta informação e também com um conjunto de dados obtidos pelo JE de várias fontes, relacionados com a sua atividade profissional em diversas geografias.

Entre as informações a que o JE teve acesso figura o relacionamento profissional de Isabel dos Santos com a petrolífera russa Rosneft e o seu chairman, Igor Sechin, os projetos que desenvolveu para a Rosneft em Mocambique, no Iraque, na Turquia, entre outros, bem como os investimentos concretizados em 2018 na Russia.

No Dubai, Isabel dos Santos detém 25% da companhia “Nafta N FZE LLC”, com sucursal em Baku, no Azerbaijão – presidida por Nasreddin Aliev.

A Nafta é uma das sete companhias independentes acreditadas pela SOCAR Trading, que licencia os procedimentos de exportação de petróleo e gás para a corporação SOCAR, do Azerbaijão, o principal abastecedor petrolífero da refinaria da Emirates National Oil Company (ENOC) no Dubai, em Jebel Ali.

No Dubai movimenta várias contas bancárias, designadamente no Mashreq Bank da zona JBR do Dubai, no ADIB Bank e no Emirates NDB Bank PJSC.

Na Rússia, em Moscovo, movimenta sobretudo a conta no Private Banking do VTB.

Sobre as questões que lhe foram colocadas, Isabel dos Santos enviou uma mensagem ao JE, na passada quarta-feira, onde disse: “vou responder”.

Mas na quinta-feira, dia de fecho desta edição informou que “hoje já não consigo”.

Assim sendo, o JE não obteve esclarecimentos de Isabel dos Santos sobre eventuais alterações recentes na atividade da empresária.

Decisivo na alteração da vida profissional de Isabel dos Santos, tem sido o chairman da petrolífera russa Rosneft, Igor Sechin, que atribuiu “missões” a Isabel dos Santos.

Vladimir Putin, por seu turno, também integrou Isabel dos Santos em eventos com grande expressão mediática, desde os encontros efetuados em Sochi com grande número de líderes africanos, passando pela cimeira económica de São Petersburgo, pela participação em feiras tecnológicas onde estiveram varios países árabes, até aos contactos feitos com altos dirigentes na China.

Na Rosneft, segundo fontes do JE, Isabel dos Santos tem trabalhado desde 2016 com o principal colaborador de Igor Sechin para os negócios internacionais, o coronel russo Andrey Olegovich Bezrukov.

Em Moçambique, Isabel dos Santos esteve envolvida no lançamento de três operações da Rosneft, designadamente, a RN Zambezi North, a RN Zambezi South e a RN Angoche.

Desde 2016, segundo fontes do JE, Isabel dos Santos tem prestado consultoria ao vice-presidente da Rosneft para projetos internacionais, Yury Kurilin, sobretudo no processo de negociações no Iraque com a companhia que gere o pipeline do Curdistão, a Kurdistan Pipeline Company (KPC), com vista à exportação de petróleo do operador iraquiano Kurdish Regional Government’s (KRG) até à Turquia.

O KPC resulta de uma parceria entre a Rosneft e os curdos do KAR Group, controlado por Ashti Hawrami, ministro dos Recursos Naturais da administração curda.

“O papel de Isabel dos Santos foi decisivo neste projeto, sempre conduzido com grande confidencialidade”, referiram as mesmas fontes.

Esta atividade de Isabel dos Santos terá sido remunerada “em conformidade”, com pagamentos concretizados pela Rosneft através do banco que o grupo financeiro russo VTB controla no Chipre, o RCB Bank Ltd, em Limassol.

“O acompanhamento bancário de Isabel dos Santos no RCB foi feito ao mais alto nível, assegurado por um diretor do banco, sugerido pela própria presidência da Rosneft. Trata-se de uma pessoa que tem a particularidade de ser sobrinho de um general dos serviços internacionais de segurança da FSB, responsável pelo designado SOIMS – “Service 5 – Operational Information and International Liaison”, adiantaram as fontes.

No entanto, o investimento mais “curioso” de Isabel dos Santos na Rússia foi concretizado num negócio pouco usual.

A meio de 2018, adquiriu uma participação na empresa de bilhética russa, líder no setor, detentora de uma elevada quota de mercado na venda de bilhetes para concertos, teatros, cinemas, galerias, exposições, eventos públicos em galerias, vendas online, viagens de comboio, de avião e para pacotes de viagens.

Trata-se da “Kassir.Ru” que terá captado 70 milhões de visitantes em 2017, ano em que vendeu mais de 4,3 milhões de bilhetes.

Esta empresa tem 22 outlets na Rússia e em 2017 gerou receitas de 7,1 mil milhões de rublos (cerca 125 milhões de dólares).

Segundo as fontes do JE, Isabel dos Santos entrou na “Kassir.Ru” através de Nadezhda Solovieva, uma mediática empresária russa do ramo dos espectáculos e do showbusiness, dona da agência SAV Entertainment – a maior no mercado russo.

Solovieva, considerada amiga de longa data de Igor Sechin, atual presidente da petrolífera Rosneft, casada com o locutor de rádio e apresentador de televisão Vladimir Pozner, estabeleceu contactos com Angola e com a família do ex-presidente José Eduardo dos Santos a partir de 2001.

Terá sido nessa época que fortaleceu o relacionamento com Isabel dos Santos.

Depois do verão de 2018, quando a empresa Sova Capital – que gere os investimentos de Solovieva no Reino Unido – organizou a captação de investimentos no setor dos media e das empresas de entretenimento, terá efetuado um investimento elevado com fundos de Isabel dos Santos, “eventualmente superior a 80 milhões de dólares” segundo as fontes do JE, na compra, ao operador “OOO Tinkoff Mobile” de uma participação de 50% na sociedade TCS Group Holding PLC (originalmente criada pelo empresário Oleg Tinkoff e sediada em Limassol, no Chipre).

Esta sociedade adotou uma nova designação depois desta operação, detendo 17,5% do gigante da bilhética “Kassir.Ru”, líder da venda de bilhetes no mercado russo.

Esta aquisição de 50% da TCS foi realizada com a participação de um advogado e gestor de fundos cipriota, Constantinos Economides.

O “Kassir.Ru” é igualmente participado em 15% por Solovieva, e dominado em 67,5% pelo empresário Evgeny Finkelstein, dono da PMI Corporation, de São Petersburgo, também amigo de Igor Sechin.

A Sova Capital colocou a custódia do investimento de Isabel dos Santos no banco RCB Bank, uma operação integrada na estratégia de investimento delineada pelo grupo financeiro russo VTB Group.

https://jornaleconomico.sapo.pt/…/o-imperio-russo-de-isabel…

Image may contain: 1 person, smiling