o 1º ministro e o custo dos ventiladores

Views: 0

For my Portuguese friends: O Primeiro-Ministro anunciou que tinha autorizado o pagamento de 10 milhões de euros para adquirir 500 ventiladores na China. Isso significa um custo aproximado de 20.000 euros por ventilador. Ignoro detalhes mas imagino que se referiu a ventiladores com o correspondente equipamento acessório necessário para o seu funcionamento, portanto prontos a funcionar salvo pessoal devidamente treinado.

1. Na China, bons ventiladores certificados pela FDA (como os mais de 1200 ventiladores novos que a Tesla adquiriu há poucos dias lá e ofereceu aos hospitais de Los Angeles) e preparados para entrar de imediato em funcionamento custam menos de 5.000 dólares, segundo comunicou a Tesla e confirmou Elon Musk. Como se explica a discrepância de valores? Como se explica esta discrepância de um factor de 4 no alegado custo dos equipamentos? Trata-se de mais um negócio concretizado por mais uma empresa de um palerma qualquer que seja familiar de políticos socialistas? Este é dinheiro das pessoas!

Um Primeiro-Ministro devia ser incomparavelmente mais responsável e transparente do que o senhor tem sido, até porque estas situações que poderão configurar corrupção têm sido inadmissivelmente frequentes no seu círculo político – neste caso agravada por ocorrer à custa da vida das pessoas. Já bastaram os escândalos de incompetência e corrupção associados aos grandes incêndios de anos recentes!

2. A que propósito é que uma aquisição deste tipo tem de ser autorizada por um Primeiro-Ministro? Para que servem os líderes das instituições públicas do sector? Para evidenciar continuamente a sua inutilidade?

Comments
View previous comments

3 of 20

  • Raul Vaz Osorio Ouvi dizer que a procura induz aumento de preço. Talvez seja verdade?
    • Jose Antonio Salcedo Raul – Falso. Na mesma semana a Tesla comprou na China 1225 ventiladores novos certificados pelo FDA a menos de 5.000 USD cada, transportou-os para a Califórnia e ofereceu-os a hospitais de Los Angeles. Com as “relações privilegiadas” que tem havido entre políticos de topo e a China (EDP, REN, banca…) os preços para Portugal até deveriam ser inferiores.
    • Carlos Macedo E Cunha Jose Antonio Salcedo a pedido de alguns amigos do SNS arranjei fornecedor para 500 ventiladores, ao preço de US $ 6.000. Não entendo estes números.
    • Jose Antonio Salcedo Carlos – Que números?
    • Carlos Macedo E Cunha Jose Antonio Salcedo os do nosso primeiro ministro. Há aí um negócio “à la carte”?
    • Francisco Vaz Jose Antonio SalcedoOs valores que têm aparecido nas diversas ofertas de ventiladores feitas por diversas entidades referem sempre um preço nas dezenas de milhar de euros. Será que estamos a falar da mesma coisa? Ou estes ventiladores muito mais caros são apropriados para UCI e têm associados outros aparelhos para monitorização.