Views: 0
For my Portuguese friends: O Primeiro-Ministro anunciou que tinha autorizado o pagamento de 10 milhões de euros para adquirir 500 ventiladores na China. Isso significa um custo aproximado de 20.000 euros por ventilador. Ignoro detalhes mas imagino que se referiu a ventiladores com o correspondente equipamento acessório necessário para o seu funcionamento, portanto prontos a funcionar salvo pessoal devidamente treinado.
1. Na China, bons ventiladores certificados pela FDA (como os mais de 1200 ventiladores novos que a Tesla adquiriu há poucos dias lá e ofereceu aos hospitais de Los Angeles) e preparados para entrar de imediato em funcionamento custam menos de 5.000 dólares, segundo comunicou a Tesla e confirmou Elon Musk. Como se explica a discrepância de valores? Como se explica esta discrepância de um factor de 4 no alegado custo dos equipamentos? Trata-se de mais um negócio concretizado por mais uma empresa de um palerma qualquer que seja familiar de políticos socialistas? Este é dinheiro das pessoas!
Um Primeiro-Ministro devia ser incomparavelmente mais responsável e transparente do que o senhor tem sido, até porque estas situações que poderão configurar corrupção têm sido inadmissivelmente frequentes no seu círculo político – neste caso agravada por ocorrer à custa da vida das pessoas. Já bastaram os escândalos de incompetência e corrupção associados aos grandes incêndios de anos recentes!
2. A que propósito é que uma aquisição deste tipo tem de ser autorizada por um Primeiro-Ministro? Para que servem os líderes das instituições públicas do sector? Para evidenciar continuamente a sua inutilidade?

