novo miradouro na Terceira

Views: 0

PROJETO INICIAL PREVIA PASSADIÇO DE 7,4 KM, MAS FOI ALTERADO

Reserva da Serra de Santa Bárbara com dois passadiços e novo miradouro

Está adjudicada, com prazo de execução de 270 dias, a obra para requalificação dos percursos pedestres da Serra de Santa Bárbara, que inclui um novo miradouro.
De acordo com informação adiantada ao DI pela direção regional do Ambiente, o anúncio do concurso público foi a 15 de março deste ano, sendo a empreitada adjudicada a 14 de agosto. O visto do Tribunal de Contas foi recebido a seis deste mês.
“A empreitada foi adjudicada à Tecnovia Açores, pelo valor de 702.100 euros (IVA incluído) e um prazo de execução de 270 dias”, adianta a direção regional.
De acordo com este organismo do Governo Regional, foi já notificado o empreiteiro para a entrega do plano de segurança e saúde, para se iniciarem os trabalhos.
Este projeto para a Serra de Santa Bárbara foi pela primeira vez anunciado em março de 2018, na altura no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A obra estava orçada em 450 mil euros.
Segundo a direção regional com a pasta do Ambiente, o projeto contempla a criação de dois passadiços em madeira sobrelevados.
Um destes passadiços será localizado a norte, com 884 metros, e “inclui na parte final um espaço para contemplação ampla da Caldeira de Santa Bárbara, onde podem ser observadas as Lagoas Funda e Negra, bem como as paredes da Caldeira e Turfeira Alagada”.
O outro será a sul, com 325 metros. “Contempla a construção de um novo miradouro sobre esta costa, com destaque para o facto de permitir o acesso de deficientes motores a esta zona de observação, como mais uma medida que nos permite afirmar que o turismo dos Açores é cada vez mais inclusivo e acessível. Adicionalmente, esta área fará ainda a ligação também com a uma zona de estacionamento para 31 viaturas”, é avançado.
Projeto mais pequeno
Em 2018, como o DI noticiou, o que estava previsto era um “passadiço de madeira, com 7,4km, para passeios pedestres à volta da caldeira, com miradouros para o interior da caldeira e para o litoral da ilha”.
Na altura, o então presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), Sandro Paim, considerava que o trilho pedestre anunciado era importante, mas que havia ainda muito a fazer naquela matéria.
“Um miradouro que é o mais visitado, de longe, na ilha Terceira, que é o da Serra do Cume, que tem vista para a Praia da Vitória e para manta de retalhos, em que não há um único estacionamento, em que o desordenamento é total e a senhora secretária nem faz a referência a ele”, disse o responsável pela CCAH, em 2018.
De acordo com a página do Governo Regional sobre os parques naturais açorianos, a reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros “com 1863,40 ha, inclui uma das maiores e mais bem conservadas manchas de vegetação natural dos Açores, apresentando grande diversidade de espécies, habitats e ecossistemas protegidos”.
“O interior da Caldeira de Santa Bárbara constitui uma reserva integral”, é salientado.
in, Diário Insular, 11 de Janeiro / 2020
Image may contain: outdoor and nature