NAVIOS ELÉTRICOS E ENERGIAS ALTERNATIVAS

Views: 0

NAVIOS ELÉCTRICOS NO TRIÂNGULO
Li recentemente no jornal ILHA MAIOR uma interessante entrevista ao comandante Lizuarte Machado sobre este assunto. O entrevistado, da forma assertiva e frontal que lhe é habitual, levantou e deixou implícitas uma série de questões e condicionantes, a que vou somar mais umas achegas:
-Já foram desenvolvidos trabalhos de estudo/prospecção do potencial/rentabilidade do aproveitamento da energia geotérmica nalguma das ilhas do “Triângulo”?
-Estão completamente identificados e razoávelmente aproveitados os recursos destas ilhas para produção de energia hídrica e de outras “verdes”/sustentáveis?
Tenho várias dúvidas acerca de todo o processo da produção energética “a montante” e dos reais ganhos ambientais e económicos desta e doutras “tendências electrizantes globais” (veículos terrestres) num quadro de produção energética como o nosso, quase totalmente baseado “na térmica”.
-Será que os saldos económico e de “carbonização atmosférica” entre um megawatt produzido por um motor de combustão interna a bordo e o mesmo megawatt produzido por uma central térmica em terra são realmente positivos?
-Será que os investimentos em “produção térmica” -sobretudo sabendo que o futuro não deverá passar por aí- e em infraestruturas de abastecimento será comportável e rentabilizável em tempo útil?
Note-se que o pioneiro E-Ferry Hellen nasce na Dinamarca e justamente para aproveitar a ENERGIA VERDE (eólica no caso) EXCEDENTE, pois a produção local cobre 130% das necessidades da ilha Ærø).
Temos muito a esclarecer… e ainda mais a fazer na -insustentável económica e ambientalmente, enquanto for térmica- área da energia.
Na minha opinião, a área da substituição da produção térmica por “verde”, “em terra” e PARA TODA A REGIÃO deveria ser, senão a primeira, pelo menos uma das principais prioridades de grande investimento para qualquer estratégia “recuperação e resiliência” que nos leve a um FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL e para que possamos erguer, COM VERDADE, o “cartaz” de região VERDE!
Pode ser uma imagem de barco
1 comment
Like

Comment
Share
José Ferreira

Faço minhas todas as tuas considerações.
Não diria, nem mais, nem melhor.
Abraço.
  • Like