Views: 0

NÃO ESTÁ FÁCIL VIAJAR PELA TAP
Como aqui registei na altura, em outubro do ano passado, a simples reserva dos lugares já fora toda uma odisseia.
Apesar de eu e minha mulher fazermos parte do clube de milhas da companhia, pagando regularmente as nossas mensalidades para depois podermos viajar – na realidade pagando adiantado os nossos bilhetes – fazer a reserva revelou-se então tarefa impossível.
Os números da companhia ou não respondiam ou quando chegavam a responder a ligação caía. No Rio de Janeiro, a situação tornou-se de tal modo difícil que passageiros descontentes chegaram a processar a TAP por perdas e danos.
O nosso caso era ainda mais complicado porque tínhamos de fazer coincidir as nossas reservas de lugares com o despacho no porão, no mesmo voo, dos nossos três gatos e o sistema de reservas não prevê esta eventualidade, pelo que, só falando com algum atendente, seria possível resolver a situação. Mas chegar à fala com alguém da companhia revelava-se impossível, dada a aparente entrega de toda a marcação ao sistema de computadores…
Estávamos num beco sem saída – a partir de Brasília, só a TAP tem voos diretos para Lisboa e com três gatos às costas, não tínhamos como viajar noutra companhia, a não ser que realizássemos uma viagem absurda via Paris, Madrid ou Marrocos…
Ao cabo de muito desespero e à beira de um ataque de nervos, um jeitinho à portuguesa e/ou à brasileira, finalmente salvou a situação: depois de um lancinante apelo público de ajuda da nossa parte, e na sequência de vários contactos cruzados, uma amiga de uma amiga de um amigo meu que trabalha na TAP teve a enorme gentileza de nos ligar para resolver a situação.
Assim, com ela, depois de muito sofrer, reservamos finalmente os nossos lugares para fevereiro e, no mesmo voo, os lugares para os gatos no porão. Pagamos tudo em dinheiro e passamos a dormir descansados. Pelo menos esse, dos muitos “dossiers” da nossa mudança para Portugal, estava finalmente resolvido, graça a Deus e… aos nossos amigos!
Eis se não quando, ontem, na sequência do tradicional email da companhia uma semana antes do voo, constatamos – alarmados! – que dos três lugares reservados e já pagos para os gatos, apenas dois estavam garantidos!
Toca a ligar para os números 800 da TAP, roendo as unhas e revivendo, durante horas e horas seguidas, toda a tensão, todos os nervos, todo o desespero de outubro!
De tão desesperados, chegamos até a alertar os nossos amigos de que talvez fosse necessário reeditar o “jeitinho” de há quatro meses atrás…
Felizmente, não! Depois de muito sofrimento, e sem que o sistema nos desse qualquer saída para o problema – um funcionário brasileiro da TAP mais paciente finalmente deu a volta ao sistema e já colocou o terceiro gato a bordo!
Não é aliás demais exaltar aqui todo o profissionalismo desses e dessas funcionários brasileiros, que, com a sua proverbial gentileza, colocam uma nota de amenidade numa relação com a TAP marcada pela tensão e pela desatenção para com os passageiros, dos quais o sistema parece apenas preocupado em extrair o máximo, dando o mínimo.
Louvado seja o Deus dos homens e dos animais!
Mas quantos nervos, quanta perda de tempo, quanta preocupação desnecessária para conseguirmos que a TAP finalmente reconhecesse o que já tínhamos reservado e pago em outubro!
A excessiva dependência de sistemas informáticos, a dispensa de funcionários e as dificuldades de comunicação humana tornam a marcação de lugares na TAP uma tarefa quase impossível.
Esperemos que daqui até sábado e na própria hora de embarcar não haja novas surpresas, porque, infelizmente, com a TAP, hoje, nunca se sabe… CF

108 comments
41 shares
Like
Comment
Share
108 comments
Most relevant
- Francisco PereiraPrecisa muita coragem, Amigo, para encarar essa transportadora. Também tenho vários episódios negativos a registrar, no entanto continuo viajando com a TAP, porque mesmo assim é a que melhores garantias (e mais caras…) me dá enquanto cadeirante.Isso q…See more
3
- Like
- Reply
- 3 h
- Edited
- ActiveCarlos FinoFrancisco Pereira Obrigado pelo seu interesse pelo livro – já alertei a editora, mas infelizmente a oferta continua a não corresponder à procura… Vou falar com eles outra vez.
1
- Like
- Reply
- 1 h
Nazaré BaptistaEu viajo com a TAP e penso continuar a fazê-lo. Nunca tive problema em comprar passagem pela via electrónica… E nem em fazer o check-in 24 horas antes pela mesma via.- Like
- Reply
- 2 h
- ActiveCarlos FinoNazaré Baptista Ainda bem para si. Desejo que continue sempre a ter essa experiência positiva. Infelizmente, não foi o que aconteceu comigo.
- Like
- Reply
- 1 h
Celia JenningsE infelizmente é a única companhia aérea que oferece voos directos para várias capitais brasileiras.1
- Like
- Reply
- 3 h
“Most relevant” is selected, so some replies may have been filtered out.Lídia GonçalvesSe tivesse recorrido a uma agência de viagens tudo teria sido mais simples! Mas certamente não quiz gasta dinheiro numa agência!3
- Like
- Reply
- 2 h
“Most relevant” is selected, so some replies may have been filtered out.- ActiveCarlos FinoLídia Gonçalves Até tentei uma agência – mas mesmo eles não conseguiram resolver o problema em outubro passado.
1
- Like
- Reply
- 2 h
View 1 more reply
Carlos EufémiaTenho a impressão que quem diz mal da TAP voa muito pouco. Eu uso a quando posso mas fico sempre bem impressionado, comparando a com outras companhias, muitas vezes bem mais poderosas. É o complexo do Português, dizer mal do que é nosso12
- Like
- Reply
- 2 h
“Most relevant” is selected, so some replies may have been filtered out.- ActiveCarlos FinoCarlos Eufémia A minha queixa corresponde a situações concretas, conforme relatado – uma experiência negativa partilhada por milhares de pessoas, muitas delas que nem portuguesas são. Não tenho qualquer complexo por ser português nem costumo dizer mal …See more
21
- Like
- Reply
- 2 h
- Edited
View 6 more replies
Carla GuerraTanta empresa, não tem de usar a TAP.3
- Like
- Reply
- 3 h
“Most relevant” is selected, so some replies may have been filtered out.- ActiveCarlos FinoCarla Guerra É a única com voo direto de Brasília – e com três gatos não tínhamos alternativa.
6
- Like
- Reply
- 2 h
View 2 more replies
Rui AlmeidaUm abraçoe excelente viagem!
1
- Like
- Reply
- 3 h
José AguiarCaro1
- Like
- Reply
- 3 h
ActiveJoana RuasEspero que finalmente tenham chegado.Que pena não terem trazido o jardim!1
- Like
- Reply
- 3 h
Zé-António Pimenta de FrançaConfirmo a opinião, a minha experiência pessoal com a TAP – que não vou narrar aqui porque seria demasiado extenso – revela que, ante qualquer problema que surja, tudo parece estar cuidadosamente organizado para que a companhia seja incontactável e se …See more6
- Like
- Reply
- 2 h
- Edited
Isabel CardosoA TAP é um desastre na comunicação, na pontualidade, no preço dos bilhetes, o site é uma complicação…. para mim chega. Enquanto houver outras companhias aéreas não escolho TAP.2
- Like
- Reply
- 3 h
View more comments11 of 69Write a comment…