morreu o escritor Luis Sepulveda

Views: 0

Recebo com choque a notícia do desaparecimento deste amigo. E passam-me pela cabeça estes quase vinte anos de encontros em várias partes do mundo, também as histórias partilhadas depois dos jantares na sua casa, em Gijón. As histórias dele, ainda no Chile ou já na Europa, eram sempre as mais incríveis.

Amado pelos leitores e pelos amigos: não me recordo de melhor prémio para um escritor e um homem como ele, generoso na escrita e na vida, combativo, sonhador, resistente.

Lucho era o nome pelo qual gostava de ser tratado pelos amigos. Por isso, agora, não consigo chamar-lhe outro nome. Querido Lucho.

Comment

Esta é das notícias que não se querem partilhar. Obrigado Luís Sepúlveda por tudo o que nos deixaste.

Covid-19: Morreu o escritor chileno Luis Sepúlveda

Lisboa, 16 abr 2020 (Lusa) – O escritor chileno Luis Sepúlveda morreu hoje, aos 70 anos, em Espanha, em consequência da doença covid-19, confirmou a Porto Editora.
Sepúlveda estava internado desde finais de fevereiro num hospital de Oviedo, em Espanha, onde foi diagnosticado com aquela doença. Os primeiros sintomas ocorreram dias antes, quando esteve no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim.
A confirmação de que estava infetado com a covid-19 levou, na altura, o Correntes d’Escritas a recomendar uma quarentena voluntária aos que participaram no festival e estiveram em contacto com o escritor chileno.
Tudo isto aconteceu ainda antes de as autoridades portuguesas confirmarem oficialmente qualquer registo de infeção em Portugal, o que só viria a acontecer a 02 de março.
Luís Sepúlveda, que nasceu no Chile a 04 de outubro de 1949, estreou-se nas letras em 1969, com “Crónicas de Piedro Nadie” (“Crónicas de Pedro Ninguém”), dando início a uma bibliografia de mais de 20 títulos, que inclui obras como “O Velho que Lia Romances de Amor” e “História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar”.
O escritor tem toda a obra publicada em Portugal – alguns títulos estão integrados no Plano Nacional de Leitura -, e era presença regular em eventos literários no país.
Luís Sepúlveda era casado com a poetisa Carmen Yáñez, que também esteve hospitalizada e em isolamento.

SS (NL) // MAG
Lusa/fim

Image may contain: one or more people and people sitting, possible text that says 'Sepúlveda Luis diário de um killer sentimental'
Comments
Write a comment…
  • Mário Máximo Uma notícia triste. Fica a memória do homem (para quem teve o privilégio de o conhecer pessoalmente, o que infelizmente não foi o meu caso) e fica a memória da sua excelente obra literária!
  • Shane Pereira Acabei de ver… tão triste 💔 os meus sentimentos…
  • Fernanda Costa Sentidos pêsames
    Abraço nosso
  • Isabella C. Bretz Ahhhhh não acredito… 😔😔😔😔😔 Esperei muito pela recuperação. Meus sentimentos.
View 10 more comments

4 of 22

Luís Sepúlveda faleceu. Um homem de paixões que a muitos apaixonou(incluo-me efusivamente) com a sua belíssima escrita.
Esteve no Correntes de Escrita em fevereiro e estava internado em Espanha desde o fim desse mês por ter contraído a COVID-19.

Maria Natalia Carrascalao

4 mins

DV comentários

Paz à sua alma

O escritor chileno Luis Sepúlveda morreu hoje, aos 70 anos, em Espanha, em consequência da doença covid-19, confirmou a Porto Editora.

 

Comentários

Um comentário a “morreu o escritor Luis Sepulveda”

  1. Avatar de Ana Franco
    Ana Franco

    Chrys Chrystello, ainda bem que puderam partilhar a escrita e a Amizade,!
    Helena e Chrys, um abraço.